Poucos animais conseguem ostentar tanta imponência quanto os leões. De fato, o leão tem sido um ícone para a humanidade por milhares de anos, sendo continuamente chamado de “o rei da selva”.
Dentre todas as características marcantes dos leões, uma que se destaca é certamente a sua juba, que é uma espécie de crina longa, áspera ou sedosa, que cresce ao longo do pescoço e na cabeça desses animais. Dito isto, a pergunta que fica é: afinal, qual a utilidade da juba dos leões?
Ao longo desse artigo, você vai ficar por dentro das principais teorias que tentam explicar a existência de toda essa cabeleira nesses grandes mamíferos.
No passado, acreditava-se que ela servia como um instrumento de defesa
Por muito tempo, os estudiosos do reino animal pensaram que os leões tinham jubas grandes e peludas para proteger a área ao redor de seus pescoços de ser mordida ou arranhada durante caças e brigas. No entanto, com o passar do tempo, os cientistas começaram a ver que essa ideia não fazia muito sentido.
A primeira razão pela qual essa tese acabou sendo descartada tem a ver com o fato de que, quando os leões lutam entre si, eles geralmente não atacam o pescoço. Em vez disso, eles tendem a morder nas costas e nos quadris. Isso significa que é improvável que o pescoço deles esteja perto o suficiente dos dentes de outro leão para ser mordido. Portanto, não faria muito sentido para a juba proteger essa região.
Outro grande motivo pelo qual os especialistas rejeitaram a tese de que as jubas existem para proteger os leões está ligado à forma como esses animais caçam. Ao procurar por comida, os leões caçam em grupos onde até as leoas do clã trabalham durante a caçada. Dito isto, se as jubas deveriam ser para proteção, as leoas também deveriam contar com essa característica, não é mesmo?
Então, se a juba não é projetada para a proteção desses animais, qual é o seu verdadeiro propósito?
A juba dos leões pode representar qualidades reprodutivas
Em vez de servir como um instrumento para proteção, os cientistas agora pensam que a juba dos leões pode mostrar para as leoas que eles são fortes e saudáveis, conferindo-lhes benefícios reprodutivos. A ideia é que quanto mais forte e saudável for a aparência do leão, mais fortes deverão ser is seus filhos, pois eles teriam um “pai com bons genes”.
Curiosamente, alguns estudos mostram que as leoas preferem até mesmo jubas de cores mais escuras do que jubas maiores. Acredita-se que isso acontece porque uma juba pálida pode significar que o leão está passando por problemas de saúde, como não estar recebendo o suficiente dos alimentos certos ou estar se sentindo mal. Na prática, a cor escura parece mostrar que o leão também está sob menos estresse.
Vale destacar que as leoas não são as únicas criaturas que escolhem seus companheiros com base em sua aparência. Por exemplo, as fêmeas de pavão tendem a gostar de pavões com as maiores e mais vistosas exibições de penas.
Nem todos os leões possuem juba
Embora os leões sejam amplamente conhecidos pela juba, é importante deixar claro que nem todos os machos têm uma. O leão asiático, por exemplo, é frequentemente considerado como tendo uma “juba fraca” em comparação com seus primos na África.
Leia Também: Por que o pássaro dodô foi extinto?
Leia Também: Por que os pavões abrem as penas?
De um modo geral, acredita-se que essa característica pode estar relacionada ao clima do habitat natural do leão em questão. Estudos já mostraram que o comprimento e a densidade das jubas de leões de espécies distintas apresentam correlações com a temperatura à qual são submetidas.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉