Tente lembrar da última vez que você foi a um supermercado e observou as prateleiras da seção de vinhos. Contanto que você não tenha ido a um mercado de outro planeta, há uma boa chance de que as garrafas de vinho que você viu fossem verdes. Dito isto, a questão que fica é: por que o verde é uma cor tão popular para garrafas de vinho?
Ao longo desse artigo, você vai conhecer os principais fatores que explicam por que a maioria das garrafas de vinho apresenta a cor verde.
As garrafas de vinho e os efeitos da luz ultravioleta na qualidade da bebida
Para início de conversa, é importante deixar claro que, embora as garrafas verdes sejam mais comuns para o armazenamento de vinho, há uma série de recipientes de outras cores que são usados para esse mesmo propósito, geralmente apresentando cores como âmbar, marrom e amarelo escuro.
Curiosamente, essa preferência chegou a ser confirmada por um estudo de resíduos realizado na Inglaterra alguns anos atrás, no qual se descobriu que a maioria das garrafas de vinho descartadas eram verdes.
Por mais estranho que possa parecer, o que acontece é que, quando exposto à luz ultravioleta de ondas curtas, o vinho se comporta de maneira estranha. Em outras palavras, a exposição contínua à luz ultravioleta afeta negativamente a estabilidade e qualidade do vinho.
Mais precisamente, esse efeito promove mudanças rápidas na cor, no aroma e até mesmo no próprio sabor do vinho, muitas delas sendo causadas pela formação de certos compostos sulfurosos devido a uma reação química.
Nesse caso, as garrafas verdes entram em cena para “salvar o dia”, mas elas não são necessariamente as melhores para realizar esta função, como veremos no tópico a seguir.
A “magia” por trás das cores das garrafas de vinho
Embora muita gente possa pensar o contrário, isso não é algo que nós, seres humanos “modernos”, descobrimos. Na verdade, a prática de usar recipientes de vidro para armazenar vinho data de antes da época em que se descobriu que as ondas eletromagnéticas existem.
No entanto, se você está supondo que a cor verde é usada somente porque ela é a melhor cor para proteger o vinho dos raios ultravioleta, saiba que esse pensamento está cientificamente errado! Na verdade, o âmbar é a melhor cor quando se trata de bloquear os raios ultravioleta prejudiciais.
Na prática, as garrafas de cor âmbar oferecem proteção quase total contra a luz ultravioleta. Por sua vez, o vidro verde é capaz de bloquear 30-50% dos raios ultravioleta prejudiciais, enquanto o vidro transparente é o pior de todos neste quesito.
Então, por que as verdes são as mais utilizadas?
Apesar das garrafas verdes não serem tão eficazes em bloquear a luz ultravioleta prejudicial quanto as garrafas de cor âmbar, elas são as favoritas dos produtores de vinho por uma razão muito simples: preço mais baixo.
O verdadeiro fator que impulsiona a popularização das garrafas de vinho é que a variedade de cor verde é a mais fácil e barata de produzir em grandes quantidades, ao mesmo tempo em que também é esteticamente mais atraente.
Leia Também: Por que cantamos canções de ninar para os bebês dormirem?
Leia Também: Por que os ratos são os animais mais usados em experiências científicas?
Portanto, se você realmente quiser desfrutar do seu vinho e provar seu verdadeiro sabor, saiba que você deve dar preferência a uma garrafa de cor âmbar, não verde.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉