Você se considera uma pessoa que conta com ótimas habilidades contábeis? Possui um bom conhecimento em análise de riscos? Se a sua resposta for um “sim” para ambas as perguntas, talvez você devesse seguir a carreira de analista de crédito!
De um modo geral, o crédito faz com que toda a economia moderna funcione no dia a dia. Sem as recomendações objetivas dos analistas de crédito, bancos e seguradoras não seriam capazes de estender linhas de crédito a empresas ou pessoas físicas que buscam empréstimos para compra de casas, carros e, ocasionalmente, para controlar as folhas de pagamento de funcionários.
Com isso em mente, fica fácil de entender por que os analistas de crédito desempenham um papel muito importante na saúde de nossa economia, afinal, sem esses profissionais, a oferta de crédito seria afetada negativamente.
Como é a rotina de trabalho de um analista de crédito?
A avaliação de muitos fatores de risco diferentes inclui a coleta de uma grande quantidade de informações financeiras. Para tal, os analistas de crédito compilam esses registros financeiros e fazem recomendações fundamentadas sobre a concessão ou não do crédito.
Uma análise financeira objetiva costuma ser a marca de um analista de crédito de sucesso, especialmente entre aqueles empregados em grandes instituições financeiras de alcance global. Dito isto, a capacidade de analisar informações matemáticas objetivamente é a qualidade mais importante que um analista de crédito deve possuir.
A análise financeira é uma ciência inexata, pois as flutuações do dia a dia e até de hora a hora nos mercados financeiros podem mudar o resultado até mesmo da análise mais completa. Por conta disso, habilidades organizacionais de alto nível são necessárias para que os analistas de crédito consigam lidar com essas oscilações do mercado.
Os analistas de crédito podem usar seu conhecimento tanto para ajudar empresas quanto investidores individuais. Ao fazer recomendações para investidores individuais, os analistas de crédito devem obter demonstrações financeiras anteriores e histórico de crédito para combinar essas informações com a saúde atual das linhas de crédito dos clientes.
Como é o ambiente de trabalho desse profissional?
Os analistas de crédito trabalham em média 40 horas por semana, mas os gerentes de análise de crédito tendem a trabalhar muito mais horas, chegando muito cedo pela manhã e saindo tarde da noite.
Os analistas de crédito geralmente trabalham em bancos e realizam entrevistas cara a cara com os investidores, mas um número crescente de analistas de crédito trabalha de forma totalmente online, conduzindo conferências com clientes potenciais a centenas de quilômetros de distância. De fato, a tecnologia proporcionou às carreiras de análise financeira a capacidade de conduzir negócios em praticamente qualquer lugar.
Vale destacar que as funções do analista de crédito dependem do tamanho do ambiente de trabalho. Os funcionários de uma grande instituição financeira podem se concentrar apenas em um único aspecto da análise financeira, como coletar informações sobre movimentos de ações. Desse modo, outro analista empregado na mesma empresa pode coletar informações sobre títulos soberanos, por exemplo.
No nível de negócios, os analistas de crédito realizam uma análise semelhante, mas levando em consideração muitos outros fatores. Por exemplo, as taxas de imposto sobre negócios são muito diferentes das taxas de imposto aplicadas à renda e aos investimentos de um indivíduo.
Em geral, os analistas de crédito podem coletar informações sobre as vendas da empresa, custos operacionais e até mesmo sobre os padrões de eficiência dos funcionários que se relacionam diretamente com a saúde financeira de uma empresa.
Como se tornar um analista de crédito?
No mínimo, uma carreira como analista de crédito exige um diploma de bacharel em Economia, que geralmente leva quatro anos de estudo para ser obtido. No entanto, um diploma de bacharel em Administração também pode servir para essa carreira.
Os analistas de crédito são divididos em analistas buy-side e sell-side. Basicamente, os requisitos de trabalho de um analista buy-side são muito mais complexos do que os graduados universitários podem imaginar. Por exemplo, não é incomum que analistas de crédito buy-side trabalhem com investidores e organizações que exigem um diploma de mestrado, juntamente com anos de experiência no setor financeiro.
Leia Também: O que faz um auxiliar de dentista?
Leia Também: O que faz um ferrador?
Do ponto de vista do sell-side, os analistas de crédito auxiliam empresas e investidores na venda de instrumentos financeiros, fazendo recomendações imediatas no local. A capacidade de realizar várias tarefas é uma qualidade crucial que os analistas de crédito devem possuir para ter uma carreira lucrativa e bem-sucedida nessa área.
E você, pretende seguir a carreira profissional de analista de crédito? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo!