A influência da cultura pop e do entretenimento é verdadeiramente abrangente. Recentemente, uma equipe de cientistas fez uma descoberta que ilustra esse fato. O ator Tom Hardy, famoso por seu papel como Venom no universo Marvel, tornou-se uma fonte inusitada de inspiração para a denominação de uma nova espécie de aranha australiana.
A descoberta da nova espécie se deu durante uma expedição à Tasmânia, na Austrália, resultando na descrição oficial do gênero Venomius e de sua única espécie conhecida, Venomius tomhardyi. O exemplar dessa nova espécie está preservado no Queen Victoria Museum and Art Gallery.
Os cientistas responsáveis por essa notável descoberta são Giullia Rossi, Pedro Castanheira e Volker Framenau, da Murdoch University na Austrália, em colaboração com Renner Baptista, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Brasil. Os resultados dessa pesquisa foram publicados na revista Evolutionary Systematics.
A semelhança com o personagem interpretado por Tom Hardy nos filmes da Marvel é notável. Nos filmes, Hardy dá vida a Eddie Brock e seu alter ego Venom. Uma das características mais marcantes da aparência da criatura são as manchas pretas distintivas em sua cabeça. Esses traços foram precisamente o que inspirou os cientistas na escolha do nome para a nova espécie.
A aranha em questão exibe manchas pretas distintas em seu abdômen que se assemelham notavelmente à cabeça do Venom. Essa associação com o personagem da Marvel levou os pesquisadores a batizar a nova espécie em homenagem ao icônico papel interpretado pelo ator.
Características da nova espécie de aranha
Quanto às características da nova espécie, ela pertence à família Araneidae, que engloba aranhas que constroem teias circulares verticais para capturar suas presas. Embora compartilhe semelhanças com o gênero relacionado Phonognatha, como a ausência de tubérculos no abdômen, as aranhas recém-descritas se destacam por seu comportamento de criar buracos forrados de seda nos galhos das árvores para abrigo, além de apresentarem diferenças em suas genitálias.
O impacto dessa descoberta é significativo. Segundo Castanheira, um dos cientistas envolvidos na pesquisa, “o estudo faz parte de uma pesquisa de longo prazo que visa documentar toda a fauna de aranhas australianas, o que será de extrema importância para os planos de manejo de conservação e para a continuação do plano decenal de taxonomia e biossistemática na Austrália e na Nova Zelândia”.
Giullia Rossi, a primeira autora do estudo, ressalta a relevância de continuar a identificação e descrição de novas espécies de aranhas na Austrália para avaliar a biodiversidade total desses predadores no país.
Essa descoberta ilustra como a ciência e a cultura pop podem se entrelaçar de maneira surpreendente, com elementos do entretenimento influenciando diversos campos, incluindo a biologia. Venomius tomhardyi agora se junta à lista de espécies nomeadas em homenagem a ícones da cultura popular, perpetuando a influência da Marvel e do carismático Tom Hardy no reino da ciência.