A história contém vários exemplos de pessoas que surpreenderam o mundo com um tamanho incomum. No entanto, somente nas últimas décadas surgiram explicações científicas para fenômenos desse tipo. Em muitos desses casos, nos é oferecida a bênção de conhecer pessoas verdadeiramente únicas, como Robert Wadlow, um rapaz de 2,72 metros de altura que se tornou o homem mais alto de todos os tempos.
Ao longo desse post, nós vamos examinar um pouco da curta história de vida de um rapaz que ficou conhecido entre aqueles que o conheciam como “o gigante gentil”.
A infância e juventude de Robert Wadlow
Robert Wadlow nasceu no dia 22 de fevereiro de 1918 em Alton, Illinois. Seus pais não eram gigantes, mas pessoas de estatura média. Quando Wadlow tinha apenas 8 anos, ele já era mais alto que uma pessoa média, ostentando uma altura de 1,80 metro.
Com um corpo tão grande, ele também ostentava uma força inimaginável para uma criança de 8 anos. De fato, ele era forte o suficiente para pegar e carregar seu próprio pai quando, em casos normais, a maioria dos pais carregava seus filhos nos braços.
Obviamente, era difícil para uma criança como Wadlow se encaixar em círculos de amizade, mas mesmo assim ele tentou ir para a escola e participar de todas as atividades. Curiosamente, as outras crianças geralmente ficavam com medo de tirar sarro dele.
Aos 13 anos, quando se tornou escoteiro, ele passou a usar tendas, uniformes e sacos de dormir feitos especialmente para o seu tamanho, buscando viver uma infância normal. Embora a maioria das atividades destinadas aos escoteiros fosse relativamente fácil, muitas pessoas não abriam a porta de casa quando Wadlow tentava vender-lhes biscoitos, acreditando que ele fosse algum adulto querendo aplicar golpes.
O diagnóstico e a carreira profissional do homem mais alto
Em 1936, depois de terminar o colegial, Wadlow decidiu seguir a carreira de advogado. No entanto, naquele mesmo ano, ele recebeu uma oferta para trabalhar no mundo do circo, pois, no fim das contas, todo mundo sabia que seu tamanho poderia torná-lo famoso da noite para o dia.
Agora, você pode estar se perguntando: quantas calorias uma pessoa desse tamanho precisaria ingerir? Bem, a ingestão diária habitual de Wadlow aos 18 anos girava em torno de 8 mil calorias!
Ao longo de sua vida, Wadlow foi examinado por muitos médicos que tentavam descobrir o que o teria feito crescer de tal forma. Os principais estudos mostraram que seu rápido crescimento foi causado por uma hiperplasia da glândula pituitária. Basicamente, o que essa condição faz é afetar o hormônio do crescimento no corpo humano, fazendo com que ele produza mais desse hormônios do que o necessário.
No caso de Wadlow, essa condição fez com que a produção dos hormônios responsáveis pelo crescimento nunca fosse interrompida. Consequentemente, isso fez com que ele passasse a vida toda sofrendo com sérios problemas de locomoção. Por conta disso, ele precisava usar bengalas e aparelhos de locomoção constantemente.
O fim do homem mais alto de todos os tempos
Infelizmente, em 15 de julho de 1940, Robert Wadlow morreu aos 22 anos em decorrência de uma bolha infecciosa que se formou em um tornozelo devido ao uso excessivo de aparelhos de locomoção.
Leia Também: Quais são os animais mais rápidos do mundo
Leia Também: O dia em que a Nike perdeu bilhões após tênis ‘estourar’ no pé de jogador
Wadlow foi enterrado em um caixão medindo 3,28 metros de comprimento, 81 centímetros de largura e 76 centímetros de profundidade.
Uma pessoa com uma história de vida realmente incrível, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉