no ,

Qual foi a maior extinção do planeta terra?

Nos milhões de anos de existência do nosso planeta, já passamos por várias extinções, mas você sabe qual foi a maior delas?

O nosso planeta terra já passou pelos mais diversos tipos de extinção. Esse termo em si, significa que algo deixa de existir de uma vez por todas do nosso planeta, seja uma planta, uma vegetação ou até mesmo toda uma espécie.

Entre as várias extinções que já sofremos, os historiadores têm uma lista de quais são as maiores delas, mas você já parou para pensar qual é a maior extinção de todas que já aconteceu no nosso planeta? É sobre isso que vamos falar hoje, vamos lá?

EXTINCAO 1

Qual a maior extinção que já aconteceu no nosso planeta?

Hoje em dia vivemos em constante combate a extinção de espécies no nosso planeta, mas se mesmo com nossos recursos atuais isso é extremamente complicado, consegue imaginar como isso era antigamente? Posso afirmar que as coisas eram bem mais complicadas.

Tendo em vista isso, existiu a 252 milhões de anos atrás uma extinção em massa de tamanho extremamente colossal que ficou conhecida como Extinção do Permiano — ou como extinção do Permiano-Triássico. Os pesquisadores acreditam que pelo menos metade das parentelas de todos os animais da que existiam no planeta chegaram ao fim da sua existência.

Estipulasse que pelo menos 80% dos seres aquáticos — invertebrados — tenham sido eliminados, assim como 70% dos animais terrestres — vertebrados. Quanto tempo durou esse enorme acontecido não se sabe ao certo e pode variar da opinião de pesquisador em pesquisador, alguns acreditam que levou pelo menos 15 milhões de anos e outros apenas 200 mil. É possível ver que a diferença é enorme, não é mesmo? Até por isso fica difícil estipular uma data exata já que os estudos são tão diferentes assim.

Leia também: Braile: Quem inventou esse sistema de escrita?

EXTINCAO 2

Quais as causas disso ter acontecido?

Muito se discute sobre as possíveis causas para esse acontecimento ter chegado a esse ponto tão extremo, e por isso, os historiadores juntamente com os cientistas acreditam que as diversas mudanças climáticas foram as principais responsáveis por essa extinção em massa.

O aumento da temperatura afetou bastante todos os seres vivos e aqueles que não conseguiram se adaptar com a rápida mudança. Além disso, também houve alteração no ciclo do carbono causando uma interrupção no ciclo biológico, sendo somado com grandes nuvens de cinza e fumaça vindo de erupções vulcânicas dificultou os mais diversos processos que as plantas e os seres vivos faziam utilizando a luz solar.

A verdade é que muito está relacionado as mudanças de ambiente, já que está inteiramente ligado na forma em que esses seres viviam. Como eu já disse anteriormente, uma mudança repentina os pegou de surpresa e sem tempo para iniciar um processo demorado de evolução.

Leia também: Coelhos: As 5 melhores curiosidades sobre esse animal

extinção

Como vocês podem perceber, talvez muitos desses animais e plantas nunca mais poderão ser vistos novamente em nosso planeta, com toda certeza essa é uma perca irreparável, mas acredito também que tenha sido um processo necessário para as condições atuais de vida na terra.

Nos dias atuais, muitas espécies continuam entrando em extinção, sua maioria por conta da caça predatória e da venda ilegal de animais silvestres. É muito importante cuidarmos da nossa fauna e flora e sempre denunciar essas atividades ilegais para evitar que eles tenham esse trágico fim.

Você sabia qual tinha sido a maior extinção do planeta terra? Não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

FOBIA CAPA

Fobias: Conheça as 5 fobias mais diferentes do mundo

ARQUEIRO CAPA

Arqueiros: Conheça os arqueiros mais famosos da história