Os animais marinhos são criaturas bem fascinantes. No geral, não é novidade para ninguém que o reino animal é bem vasto e repleto de curiosidades, afinal de contas, são milhares e milhares de animais espalhados pelo mundo todo. Se parte do reino animal que podemos encontrar na terra já nos surpreende, a vida marinha é capaz de surpreender ainda mais.
Tratando-se de vida marinha, existem diversas espécies que ainda não foram catalogadas, porém boa parte já conhecemos e assim como na terra, por lá também podemos encontrar animais bastante perigosos. Prepare-se, pois hoje iremos conhecer 5 dos animais marinhos mais perigosos do mundo.
Peixe pedra
O peixe pedra recebe esse nome aqui no Brasil por poder ser facilmente confundido com pedras ou corais, ele pode ser encontrado principalmente na Nova Zelândia e Austrália. Ele é um dos peixes mais venenosos do mundo marinho já que possuem uns prolongamentos espinhosos bem semelhantes com os dos escorpiões.
O veneno destes animais está localizado nas farpas das barbatanas dorsais, anais e pélvicas, e contém neurotoxinas e citotoxinas, mais letais que o veneno de uma cobra. Segundo a Fish Base, a “picada” do peixe pedra resulta em inchaço, dores de cabeça, espasmos intestinais, vômitos e hipertensão arterial. Se o paciente não for tratado a tempo, pode acabar tendo paralisia muscular, convulsões. Além disso, pode causar também arritmias cardíacas ou inclusivamente paragens cardiorrespiratórias, causadas pela forte dor que este veneno produz no nosso corpo.
Vespa-do-mar
Conhecida pelos biólogos como Chironex fleckeri, a vespa-do-mar é um tipo de medusa que possui uma picada mortal caso o seu veneno entre em contato direto com a nossa pele. A vespa-do-mar vive principalmente em águas da Austrália, Filipinas e outras regiões tropicais do Sudeste asiático e alimentam-se de peixes e crustáceos pequenos.
Apesar de não ser um animal agressivo, a vespa-do-mar é considerada como sendo o animal que tem o veneno mais letal do planeta. Só para se ter ideia, apenas com 1,4 mg de veneno nos seus tentáculos, pode provocar a morte de um ser humano.
Serpente marinha
Também chamado de cobra marinha, animais dessa espécie vivem em águas do oceano Índico e Pacífico. Essas serpentes alimentam-se basicamente de peixes, moluscos e crustáceos. A serpente marinha só ataca se for provocada ou se sentir ameaçada, o veneno dela pode ser de 2 a 10 vezes mais potente do que o de uma cobra terrestre.
A mordida desse animal produz dor muscular, espasmos na mandíbula, sonolência, visão turva e até mesmo parada respiratória.
Polvo-de-anéis-azuis
O polvo-de-anéis-azuis é uma espécie de polvo que chama bastante atenção por conta dos anéis azuis que são espalhados pelo seu corpo e brilham com intensidade caso o animal se sinta ameaçado.
Esse molusco não chega a medir mais de 20 cm, porém possui um dos venenos mais mortais da vida marinha. O veneno neurotóxico da picada desse animal produz uma coceira no começo. Gradualmente, a picada vai causando uma paralisia respiratória e motriz, que pode levar à morte da pessoa em apenas 15 minutos.
Tubarão-branco
Conhecido como o maior peixe predador do planeta, o tubarão-branco possui dentes grandes e afiados e uma poderosa mandíbula que é capaz de desmembrar um humano. Os tubarões não atacam as pessoas por fome, mas sim por as considerarem como uma ameaça, porque se sentem confusos ou por acidente.
Leia Também: Por que muitos animais têm cauda?
Leia Também: Por que não podemos comer grama como outros animais?
A vida marinha é uma verdadeira caixinha de surpresas, ao mesmo tempo em que existem animais perigoso, existem animais dóceis. Além disso, existem até mesmo alguns animais desconhecidos que vão sendo descobertos aos poucos conforme o tempo vai passando. Continue nos acompanhando pois muito em breve voltaremos a falar mais sobre os animais marinhos.
Você já conhecia todos esses animais marinhos? Não esquece de compartilhar esse post com sua família e amigos!