Com certeza você já ouviu falar de braile, não é mesmo? Esse sistema de escrita é utilizado de forma universal para pessoas cegas, consistindo em uma composição divida em matrizes de seis posições, sendo um valor de um até seis pontos divididos nessas matrizes para compor todos os seus sessenta e três caracteres.
Sendo um sistema incrivelmente inclusivo e único, você já deve ter visto ele algumas vezes em caixas de perfume, por exemplo. Mas você já parou para pensar quem inventou o braile? É isso que vamos descobrir hoje, vamos lá?
Quem inventou o Braile?
Apesar de existir sim algumas versões anteriores de escrita a base de relevos, quem leva o título especificamente pela criação do braile é Louis Braile. Louis ficou cego ainda nos primeiros anos de vida e ainda em sua adolescência acabou desenvolvendo esse sistema de escrita.
Em 1919, quando entrou para uma escola especial para cegos em Paris, Louis encontrou pela primeira vez com a escrita de Carlos Barbier, que também se baseia em uma escrita com relevo para as pessoas com deficiência visual. A escrita noturna — como era conhecida — foi o ponto de referência que ele precisava para desenvolver o sistema Braile, quando tinha apenas 15 anos, em 1824.
Simplificando a criação e Barbier, ele diminui os pontos que antes eram doze em sua metade, se tornando apenas seis. Sessenta e três padrões podem ser identificados dispostos em matrizes de seis, dessa forma, existem maneiras mais práticas para que elas possa ser diferenciadas a partir de seu toque.
Leia também: Sabrina Carpenter: As 5 melhores curiosidades sobre a atriz e cantora
Como que o braile virou um sistema universal?
Bom, não podemos dizer que foi uma caminhada curta e fácil, já que houve uma passagem de longos anos até isso acontecer. Apesar de ter sido utilizado inicialmente por seus colegas que facilmente adquiriram a ideia, a escola só passou a utilizar esse sistema por volta do ano 1854, quando Louis já havia falecido.
Para conseguir ser adotado como o sistema de escrita oficial do inglês, houve uma grande comoção dos representantes de agências que trabalhavam com cegos. Houve uma reunião e foi decidido que esse sistema seria universal em todos os países que falassem a língua inglesa, isso por volta de 1932.
Depois disso, esse código ficou conhecido internacional mente e os mais diversos países do mundo adquiriram o seu uso aos seus respectivos países. Dessa forma também, que o sistema foi ampliado para o que ele é hoje, e nos dias atuais, existem suas variações para notas musicais e até mesmo o completo sistema da taquigrafia.
Leia também: Macacos: As 5 melhores curiosidades sobre esses mamíferos
Realmente muito interessante como um sistema tão utilizado nos dias atuais pode ter sido inventado a tanto tempo atrás por um jovem de apenas 15 anos, não é mesmo? Apesar de Louis Braile não ter tido uma vida longa — ele faleceu com 43 anos — sua criação ficará para sempre marcada na história.
Bom, se você tem interesse em aprender esse sistema de escrita, eu tenho certeza que achará ele das mais diversas maneiras espalhadas na internet. Procure um método que se encaixe melhor na sua forma de aprendizado e você irá conseguir com mais agilidade.