Vale a pena beber o suco da laranja por causa de sua quantidade de vitamina C ou é melhor comer a fruta in natura? Será que os sucos verdes, desintoxicantes, purificadores e sucos para emagrecer são tão saudáveis quanto as frutas e vegetais em si?
Todas essas são perguntas que você pode ter tido em algum momento ou outro. Pensando nisso, nós do Zona Curiosa resolvemos reunir informações obtidas de estudos de nutrição para acabar com os principais questionamentos que giram em torno dessa questão.
A principal diferença entre beber o suco e comer a fruta
Segunda Dra. Katherine Zeratsky, dietista da organização sem fins lucrativos Mayo Clinic, beber o suco de fruta nunca se tornará o equivalente a comer um pedaço do fruto em questão. O raciocínio por trás disso é que, na hora de fazer um suco, a fruta é espremida; ou seja, para extrair o suco da fruta, suas células naturais devem ser “quebradas”.
O problema aqui se intensifica porque é justamente nessas células que se encontra a fibra, sendo que, quando descartada, o suco acaba perdendo muitos nutrientes.
Algumas pessoas acreditam que beber o suco é melhor do que comer frutas e vegetais inteiros porque seu corpo pode absorver melhor os nutrientes e dar ao seu sistema digestivo um “descanso” da digestão das fibras. No entanto, não há evidências científicas de que os sucos são mais saudáveis do que comer a própria fruta ou vegetal.
O que significa remover a fibra da fruta?
Ao consumir a fruta inteira, os açúcares naturais ficam “presos” nas células vegetais e, em meio à digestão, esses açúcares são liberados aos poucos após a ação do suco gástrico sobre eles. Por outro lado, quando comprimidas, essas células são quebrads por meio da fricção do espremedor ou da aplicação de pressão sobre elas.
Isso significa que se bebermos o suco de fruta quando os açúcares são liberados das células ele entrará no corpo de repente, não aos poucos, como acontece quando comemos um pedaço de fruta. Consequentemente, isso leva ao temido pico glicêmico, que dá a seu corpo uma injeção imediata de açúcar, que desaparece quase instantaneamente após deixar seu corpo ansiando por mais.
Além do que já foi explanado até aqui, precisamos levar em consideração que os açúcares fornecidos pelas frutas estão imersos em sua matriz alimentar, o que significa que encontramos muitos outros benefícios na ingestão direta de frutas como:
- Menor ingestão energética (alta composição hídrica e de fibras);
- Maior saciedade;
- Alta absorção de micronutrientes e fitoquímicos;
- Melhoria da saúde da microbiota, que é a soma de todos microrganismos que residem nos tecidos e fluidos humanos.
Se você é um daqueles que bebem suco de laranja religiosamente no café da manhã todos os dias por causa da vitamina C, saiba que seria melhor comer uma laranja inteira. Segundo a nutricionista Marian Alonso-Cortes, uma laranja não espremida fornece em média 50 mg de vitamina C por 100g.
Desse modo, quando a laranja é espremida, você não tira proveito de todo o seu potencial no conteúdo de vitamina C, pois parte dela pode permanecer na polpa.
Uma palavra final
Embora o consumo da fruta in natura seja sempre a melhor opção, se você não gosta de comer frutas e vegetais, fazer sucos pode ser uma maneira de adicioná-los à sua dieta ou de experimentar alimentos que você talvez nunca iria consumir em nenhuma outra situação.
Além disso, considere misturar frutas e vegetais, quando possível. Misturar as partes comestíveis de frutas e vegetais produz uma bebida com mais fitonutrientes e fibras saudáveis. Da mesma forma, a fibra presente nesses alimentos também pode ajudá-lo a se sentir saciado mais facilmente.
Leia Também: Se o cérebro consome energia, pensar pode queimar calorias?
Leia Também: O que acontece com o seu corpo se você consumir muito açúcar?
Por fim, caso você decida fazer sucos, faça apenas a quantidade que puder beber de uma vez; lembre-se que bactérias nocivas podem crescer rapidamente em certos tipos de suco. Além disso, se você comprar suco produzido comercialmente, selecione um produto de origem natural.
E você, prefere beber o suco ou comer a fruta? Se você gostou do post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉