Você provavelmente já deve ter ouvido falar que um dos sistemas mais bem desenvolvidos no mundo animal está dentro de uma colmeia, certo? Isso é realmente verdade já que elas são insetos bem inteligentes, desenvolvidos e bastante organizados.
Muito mais do que só ir de flor em flor, esses seres são distribuídos em uma sociedade hierárquica muito bem distribuída e respeitada por todos os seus membros. Talvez você não saiba como funcione uma colmeia, e é isso que vamos te explicar hoje, vamos lá?
Como funciona dentro de uma colmeia?
Muito mais do que mel, uma colmeia é composta por três tipos de ‘abelhas’, divididas em três hierarquias diferentes. Elas não saem de suas funções e mantém o equilibro perfeito dentro de seu lar.
Para começar, precisamos dar o principal destaque para a abelha rainha. Você, com toda certeza, já ouviu falar sobre uma abelha rainha, não é mesmo? A verdade é que ela é tudo o que falam e um pouco mais. Ela é um dos principais elementos que fica responsável por basicamente toda a população de outras abelhas, entre suas principais funções está colocar ovos, mover o enxame e espalhar um feromônio por toda a colmeia para impedir que o desejo de reprodução cresça em outras abelhas.
Já falando sobre os zangões, que são os machos que possuem um tamanho um pouco maior que as fêmeas, sua função é o acasalamento com a abelha rainha e ele acaba morrendo durante esse processo. Dá para entender o motivo dessa ser sua única função agora, não é mesmo?
Agora já sobre as abelhas-operárias, essas desempenham todas as funções restante onde vivem, o que significa muita coisa, muita coisa mesmo. Elas são responsáveis pelos cuidados com a rainha, com os ovos e também pela limpeza do ambiente. Quando se trata de manter os estoques de comida e na hora de defender a colmeia, isso também é com elas, além é claro de serem responsáveis pelo pólen.
Leia também: Qual a funcionalidade das moscas no meio ambiente?
O que acontece quando a colmeia está muito cheia?
Quando a colmeia alcança um nível de super população — vamos dizer assim — ela precisa se separar para que todas as abelhas consigam sobreviver e a organização da colmeia seja mantida.
É nesse ponto que a abelha rainha fecunda ovos para serem futuras abelhas rainhas. Quando uma delas nasce — e tem que matar todas as outras ainda em seus ovos — a abelha mais velha sai com o que seria metade da população de abelhas a procura de outro local.
É essa movimentação de saída que nos entendemos como um enxame de abelha. Então não, elas não andam por aí em grupo em motivo nenhum, elas estão, na verdade, atrás de um novo lar.
Leia também: Flores: 5 flores que são venenosas para você tomar cuidado
Bom, como eu já havia dito anteriormente, as abelhas possuem um sistema realmente muito organizado e bem dividido entre seus membros. É incrível como todas elas sabem exatamente o que fazer e não desviam de seus papéis.
Até mesmo quando tem que existir uma separação da colmeia, isso é feito de forma extremamente organizada e eu particularmente acho isso realmente algo incrível que acontece na natureza.