Você já deve ter ouvido o termo surto psicótico em algum filme ou até mesmo enquanto assistia à história de algum caso criminal, não é mesmo? Apesar de isso não ser algo que acontece com uma frequência absurda entre as pessoas, é realmente mais comum do que a maioria imagina.
Imagine só, que segundo um estudo a cada 100 pessoas, pelo menos 3 delas tem um alto potencial de ter um surto psicótico durante suas vidas. Se caso você não saiba bem o que isso é ou não entenda direito, separamos esse post só para te explicar sobre isso. Por isso hoje, vamos descobrir o que é um surto psicótico e quais são as suas causas, vamos lá?
O que é um surto psicótico?
Um surto psicótico nada mais é do que uma ação, ou uma coleção de ações que você comente enquanto está absolutamente ‘fora de si’. Você já não está mais conectado ao nossa realidade ou as ações que você está cometendo nela — até por isso a maioria das pessoas não lembra do que fez durante esses surtos.
Seu cérebro passa a fornecer informações de uma forma diferente e conturbada que durante essa crise você acredita que sejam realmente verdade. Em caso desses surtos, as pessoas fazem atitudes — mesmo que de certa forma ‘involuntárias’ — que podem ficar marcadas para o resto de sua vida.
Se caso você já assistiu ao clássico filme ‘Psicose’, vai entender exatamente o que eu estou falando, já que o grande vilão do longa, Norman Bates, sofre com severos surtos psicóticos.
Leia também: Miley Cyrus: As melhores curiosidades sobre a cantora
Razões para esse tipo de surto acontecer
Você provavelmente deve está se perguntando qual a razão disso acontecer, não é mesmo? Bom, apesar de não ter exatamente uma causa certa, acredita-se que uma série de razões são responsáveis por desencadear esses surtos.
Entre as causas que são mais relacionadas a eles, podemos citar problemas de saúde, por exemplo, ser acometido por doenças como bipolaridade ou esquizofrenia. O consumo de drogas também não fica muito atrás como uma das principais causas, já que essa prática causa diversas alucinações e aumenta o risco de uma possível psicose.
Além desses, vivenciar um evento traumático e até mesmo ser exposto aos mais altos níveis de estresse pode desencadear em você um surto psicótico. Por isso é importante tomar cuidado e sempre se cuidar muito bem. Em especial, é muito importante dá toda uma atenção para a nossa saúde mental, tirar um tempinho para você e para se cuidar é extremamente positivo.
Leia também: Dwayne Johnson: As melhores curiosidades sobre o ‘The Rock’
Bom, não precisa nem dizer que é super importante ficar atento ao seu redor para garantir que não vai ser vítima do surto psicótico de ninguém, não é mesmo? Calma, eu sei que também você não quer ficar paranoico e sem piscar todos os minutos do seu dia, mas não custa nada prevenir.
Você deve sempre colocar a sua segurança física e mental em primeiro lugar, então não se esqueça disso, certo? É importante que você esteja sim atento aos sinais dos outros, mas fique ligado nos seus também.