no

Quantos dentes tem um cachorro?

Ao longo deste artigo, analisaremos quantos dentes os cães possuem, como são classificados e de quais formas podemos cuidar deles.

Os cães, assim como todos os mamíferos, possuem dentes que desempenham um papel importante em sua saúde e bem-estar geral. O número de dentes que um cachorro tem pode variar dependendo de sua raça e idade, e entender isso pode nos ajudar a cuidar adequadamente de nossos amigos caninos.

Continua após a publicidade..

Ao longo deste artigo, analisaremos quantos dentes eles normalmente possuem, como são classificados e de quais formas podemos cuidar deles.

Afinal, quantos dentes tem um cachorro?

Quantos dentes tem um cachorro.
Fonte: Pixabay

Os cães, assim como os humanos, contam com dois conjuntos de dentes durante a vida: decíduos e permanentes. Como explica o PetMD, os dentes decíduos, também conhecidos popularmente como “dentes de leite”, normalmente começam a nascer por volta das três a quatro semanas de idade e estão totalmente desenvolvidos quando o filhote tem seis a oito semanas de idade.

Os dentes decíduos são menores e mais afiados que os dentes permanentes e são substituídos por eles entre as idades de 3 a 7 meses. Os dentes permanentes, também conhecidos como “dentes adultos”, geralmente começam a surgir entre os quatro e sete meses de idade e estão totalmente desenvolvidos quando o filhote tem seis a oito meses de idade.

Continua após a publicidade..

No fim das contas, o fato é que os cães adultos têm 42 dentes permanentes, que incluem incisivos, caninos, pré-molares e molares, cujas funções analisaremos no tópico seguinte.

Quais são os tipos de dentes de um cão?

quantos dentes tem um cachorro 2
Fonte: Pixabay

Agora que já sabemos quantos dentes um cachorro tem, vamos nos atentar às suas classificações. Pois bem, os incisivos são os pequenos dentes localizados na frente da mandíbula canina e são usados para morder e agarrar pequenos objetos. Os cães normalmente possuem 12 incisivos, seis na mandíbula superior e seis na mandíbula inferior.

Continua após a publicidade..

Já os dentes caninos são aqueles afiados que estão localizados próximos aos incisivos e são usados para perfurar e rasgar alimentos. Os cães normalmente têm quatro caninos, dois na mandíbula superior e dois na mandíbula inferior.

Os pré-molares, por sua vez, estão localizados entre os caninos e molares e são usados para triturar os alimentos. Os cães normalmente têm 16 pré-molares, oito na mandíbula superior e oito na mandíbula inferior.

Por fim, temos os molares, que são os grandes dentes localizados na parte de trás da mandíbula e são usados para mastigar e triturar os alimentos. Os cães normalmente têm 10 molares, quatro na mandíbula superior e seis na mandíbula inferior.

Vale a pena destacar que diferentes raças de cães podem ter variações no número de dentes que possuem. Por exemplo, raças menores de cães podem ter menos dentes do que raças maiores, da mesma forma como certas raças podem ser propensas a apresentar certos problemas dentários. Por exemplo, raças como o Dachshund podem ter dentes apinhados e são mais propensas a problemas dentários.

Manter a saúde dentária dos cães é muito importante

quantos dentes tem um cachorro 3
Fonte: Pixabay

Para garantir que os dentes do seu cão permaneçam saudáveis, é importante fornecer cuidados dentários regulares. De acordo com o American Kennel Club, um dos maiores clubes de registro genealógico de cães do mundo, isso inclui escovar os dentes regularmente, fornecer brinquedos dentários e agendar check-ups regulares com um veterinário. Também é importante monitorar a dieta do seu cão, pois uma dieta rica em açúcar ou grãos pode contribuir para o acúmulo de placa e cárie dentária.

Também é importante observar que, à medida que os cães envelhecem, seus dentes podem ficar desgastados e danificados, assim como os dentes humanos. Consequentemente, isso pode levar à perda dentária e outros problemas similares. Limpezas regulares podem ajudar a prevenir ou retardar esses problemas e também podem ajudar a manter a saúde bucal do seu cãozinho forte até a velhice.

Por último, mas não menos importante, pode ser muito útil ficar de olho nos hábitos de mastigação do seu cachorro. A mastigação excessiva ou o hábito de roer objetos duros pode causar danos consideráveis aos dentes e gengivas. A boa notícia é que fornecer ao seu cão brinquedos e mastigações apropriados pode ajudar a redirecionar esse comportamento e manter os dentes saudáveis.

Leia Também: Quantos mosquitos existem no mundo?
Leia Também: Qual o sabor do leite materno?

Lembre-se que, na prática, não importa quantos dentes um cachorro tem se eles não desempenham a sua função corretamente.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

SURTO CAPA

O que são surtos psicóticos?

MORCEGO CAPA

Por que os morcegos não voam durante o dia?