no

Por Que Damos Presentes no Natal?

O ato de presentear no natal é bem antiga, mas você sabe o por que de existir essa tradição? É o que descobriremos hoje!

A tradição de dar presentes no Natal tem raízes que remontam à história da Natividade, quando os Três Reis Magos deram ouro, incenso e mirra ao menino Jesus. Ao longo dos anos várias pessoas ao redor do mundo trocaram presentes no natal e essa tradição permanece intacta até os dias de hoje.

Continua após a publicidade..

Nós te contaremos agora mesmo tudo sobre a tradição de trocar presentes nesse período tão festivo e cheio de significado.

presentes de natal zona curiosa 2

Significado Histórico

Os romanos tinham uma tradição própria de dar presentes durante a Saturnália, que era uma festa que começava no dia 17 de dezembro e durava até o dia 23. São Nicolau foi talvez um dos doadores de presentes mais famosos da história do Natal, pois encantou crianças e adultos com os presentes surpresa que deixava para trás nos sapatos que ficavam do lado de fora.

No século XIII, muitas freiras francesas faziam e davam presentes aos necessitados na véspera de São Nicolau. No entanto, foi no século XVIII que a distribuição de presentes se tornou uma tradição central das festividades de Natal. Os presentes que foram dados foram para lembrar aqueles da jornada do Rei, e do presente altruísta de Deus para a humanidade, e para ajudar aqueles que eram infelizes.

Continua após a publicidade..
Por Que Damos Presentes no Natal?

Tradições da Era Vitoriana

Os vitorianos trouxeram calor e espírito ao Natal, tornando a celebração mais sobre a família. Os pais mais rígidos se divertem com os jogos com seus filhos pequenos, com o coração cheio de caridade e amizade. Para os vitorianos, dar presentes no natal era uma expressão de gentileza, engenhosidade e alegria.

Uma dessas tradições seria uma festa da teia de aranha. Cada membro da família recebeu uma cor e, em seguida, foi conduzido a uma sala entrecruzada com fios de cores variadas. O trabalho era encontrar sua cor, como verde, e segui-la para descobrir onde estaria um presentinho. Hoje em dia, o Natal parece ser só sobre presentes.

Continua após a publicidade..

Os anúncios de Natal estão nos jornais desde 1820, e o Papai Noel apareceu nas lojas desde 1840. Em 1867, a loja de departamentos Macy’s na cidade de Nova York decidiu ficar aberta até a meia-noite da véspera de Natal para permitir que os compradores fizessem suas compras de última hora. Muitos argumentam que o Natal seria incrivelmente diferente sem os muitos anúncios e lugares para comprar presentes para seus entes queridos.

A maioria dos pais de crianças pequenas não está disposta a acabar totalmente com o que pode ser chamado de Natal “enigmático” ou “comercial”, mas isso não é motivo para que alguns dos espíritos dos feriados anteriores, como o tradicional e divertido Victoria Christmas, não possam ser incorporada na sociedade moderna.

Leia Também: Qual a origem da ceia de Natal?
Leia Também: Conheça 8 Tradições de Natal Espalhadas Pelo Mundo

O ato de presentar foi passando de geração em geração e até hoje vários presentes de natal são trocados entre a família e amigos do mundo inteiro. Essa talvez seja uma das tradições mais populares do natal e pelo visto vai durar por ainda mais tempo. Inclusive, muitos grupos se reúnem para realizar o famoso amigo secreto e certamente você já participou de um.

Você também troca presentes no natal? Não esquece de compartilhar esse post!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Champanhe no Ano-Novo.

Por que celebramos o Ano-Novo bebendo champanhe?

Por que Papai Noel dá carvão para crianças más?

Por que Papai Noel dá carvão para crianças más?