O nosso cérebro responde a diversas influências e estímulos que presenciamos para nos manter funcionando. Absolutamente tudo gera um estímulo que retorna de alguma forma para o nosso corpo, seja de forma agradável ou não.
As cores frias desempenham um papel importante nesse sentido, uma vez que elas liberam diferentes influências que recebemos através do sentido da visão. Por isso hoje, vamos falar sobre a psicologia das cores frias e como elas impactam as nossas vidas, vamos lá?
As cores frias na psicologia da cor
Roxo: Por questões de conceitos históricos, a cor roxa é relacionada com a realeza, ou seja, com o poder, o luxo e o glamour. Ela também causa uma impressão de intimidade e espiritualidade. Ao mesmo tempo, se bem combinada com outras cores, ela pode passar a imagem de mistério e erotismo. Essa cor pode ser aplicada nos mais diversos aspectos, como já vimos, e um dos logos mais famosas que utilizam dela é a da Twitch — reforçando esse aspecto de intimidade e proximidade.
Azul: O azul é um cor extremamente tranquila, tanto que estudos comprovam que ser exposto a um local muito azul — como um quarto, por exemplo — pode te deixar muito sonolento, esse é o nível de paz que essa cor transmite. Estando ligada diretamente ao céu, ela também pode ser sinônimo de unidade, segurança e tecnologia. Até por isso muitas redes sociais e empresas utilizam da cor no logo, podemos citar a Dell e o Twitter, como alguns dos exemplos.
Turquesa: Essa cor está muito relacionada a sofisticação, ao moderno e a criatividade. Além de passar uma imagem de comunicação, misticismo e persistência. Ela pode aliviar o estresse mental e o cansaço, além de transmitir calma. Um das marcas que utilizam de sua influência é a famosa Tiffany, tão pioneira no ramo e com uma identidade visual, que uma variação da coloração é chamada de ‘Azul-turquesa Tiffany’ ou apenas ‘Azul Tiffany.
Leia também: É possível ver a muralha da China do espaço?
Marrom: O marrom está diretamente associado com a natureza e a segurança que ela transmite. Seu tom remete a madeira, conforto e resistência. Uma das marcas que mais bem utiliza a ideia de conforto transmitida por essa tonalidade, é a empresa brasileira Cacau Show.
Prata: A cor prata precisa ser utilizada com bastante cuidado já que ela pode ser uma cor muito ofuscada se usada da maneira errada. Ela transmite equilíbrio e fascínio, a Apple utiliza dessa cor em sua logo e produtos justamente para passar a sensação de marca equilibrada e produtos leves — além do deslumbre que os seus celulares causam, é claro.
Leia também: Lily Collins: As 5 melhores curiosidades sobre a protagonista de ‘Emily em Paris’
Pode até parecer uma coisa boba, mas a escolha da cor é muito importante para estimular essas influências sobre as pessoas. Por isso, sempre dê uma olhada no que vai vestir para sua próxima entrevista de trabalho, ou para uma reunião e negócios, a cor pode chamar ou espalhar a atenção das pessoas.
As cores também tem grande influência em ambientes, por isso se você está planejando abrir uma empresa, pesquise bem, veja qual imagem e sensação você quer passar para seus colaboradores e clientes.