Atualmente diversas emissoras de TV tomam conta da comunicação brasileira no geral, algumas são abertas, ou disponibilizadas gratuitamente para o público, enquanto outras são fechadas, que são os canais por assinatura, onde o consumidor deve pagar mensalmente um determinado valor.
Estamos acostumados a assistir TV praticamente todos os dias e sabemos que algumas emissoras possuem mais recursos do que outras. Você já parou para pensar como as emissoras de TV ganham dinheiro? Eu particularmente sempre tive essa curiosidade e fui atrás da resposta para trazer para vocês, vamos conferir agora mesmo.
Emissoras de TV Aberta
A TV aberta precisa faturar constantemente, sendo assim, ela consegue ganhar dinheiro dentro e fora da sua grade de programação nas seguintes formas:
- Merchandising – Certamente você já deve ter ouvido falar dessa palavra em algum momento da sua vida, ela é popularmente conhecida como Merchan. Sabe quando o apresentador interrompe o programa para apresentar um produto? Bom, essa apresentação é paga pelas empresas que estão tendo os seus produtos divulgados. Cenários com marcas dos patrocinadores e textos sobre o produto também compõem o merchan, sendo assim, também rendem faturamento para as emissoras;
- Espaço Publicitário – Como bem sabemos, todas as emissoras possuem uma grade fixa de programas e produções e no intervalo deles sempre passam os famosos comerciais. Esses comerciais também geral lucro para as emissoras e eles existem desde 1951, um ano após a TV chegar ao nosso país;
- Aluguel de Horário – Caso você não saiba, dá sim para alugar um horário específico na TV, um exemplo disso são os programas de televendas e os programas de igrejas. Atualmente a Rede TV! e a Band são as mais conhecidas por alugarem seus horários, porém existem muitas outras emissoras que também fazem isso. Alugar um horário é uma forma de obter uma receita fixa e garantida para a emissora;
- Licenciamento – Licenciar produções é uma das formas mais comuns das empresas ganharem ainda mais dinheiro. Provavelmente você já viu CDs, DVDs, Livros e até mesmo camisas de alguma novela, bom, é esse tipo de licenciamento que faz com que as emissoras tenham um faturamento um pouco maior. Qualquer produção pode acabar virando uma marca e ser licenciada, para isso, basta ela fazer sucesso entre o público.
Emissoras de TV Fechada
Diferente da TV aberta, a TV fechada tem menos formas de ganhar dinheiro, mas isso não quer dizer que ela tenha um faturamento mais baixo, muito pelo contrário, elas podem chegar a faturar ainda mais que a TV aberta. As formas são as seguintes:
- Taxa de Assinatura – Essa é a forma mais conhecida de todas, como bem sabemos, para que a TV fechada possa ser acessada, é necessário que se pague uma taxa para as operadoras de TV por assinatura, parte dessa taxa é repassada para a emissora e esse valor varia bastante, pois vai de acordo o que o assinante paga pelo pacote de canais;
- Branded Content – Branded Content é uma forma de marketing que se baseia em transformar a comunicação de uma marca em atração, sendo assim, a emissora produz o conteúdo publicitário de determinada marca e encaixa ele na sua programação.
Leia Também: Por que o volume dos comerciais de TV é mais alto do que o dos programas?
Leia Também: Qual foi o primeiro seriado de Super-Herói na TV?
A TV ainda continua crescendo cada vez mais e isso significa dizer que ela vai se adaptando ao novo. Sendo assim, sabemos que existem ainda outras formas de lucrarem, como é o caso de canais no YouTube, onde as emissoras de TV podem colocar trechos dos seus programas e monetizarem.
Já fazia ideia de como as emissoras de TV ganham dinheiro? Não esquece de compartilhar esse post!