O verão chegou e com ele todos os tutores de gatos tem se feito a mesma pergunta: por que gato perde pelo? Fique tranquilo, vou explicar para você como isso funciona e se você deve ou não se preocupar.
A primeira coisa é lembrar que você também perde fios de cabelo e pelos corporais todos os dias e isso é perfeitamente normal, não é mesmo? A não ser que você esteja tendo uma queda expressiva de fios, em geral você não irá se preocupar. O mesmo ocorre com os gatos.
Por que gato perde pelo?
Existem diversos processos naturais de queda de pelo nos felinos que ocorrem tanto com o passar dos anos como também com seu envelhecimento. O primeiro deles é o ciclo folicular que é variável e depende da genética do seu bichano. Existem gatos que fazem esse ciclo de troca de pelagem mais rapidamente, perdendo pelo muitas vezes ao longo do ano enquanto outros fazem essa troca de forma mais devagar.
Outro destaque é a troca de pelos que acontece após os 4 meses de idade dos gatinhos que trocam seus pelinhos sedosos de filhote por um tipo diferente que irão possuir por toda sua vida.
Além disso tudo, existem as trocas de pelo provocadas pelas estações do ano. Gato perde pelo durante o Outono os gatos naturalmente trocarão seus pelos mais finos por fios mais espessos com o objetivo de se proteger no inverno – se mantendo quentinhos.
O mesmo acontece na Primavera quando os pelos grossos dão lugar a pelos mais finos para não sentir tanto o calor. Por isso, se você mora em um lugar com as 4 estações do ano bem marcadas, é natural que seus amiguinhos peludos passem por esse processo.
Leia também: 10 curiosidades sobre os gatos
Quando perder pelo não é normal?
Infelizmente, a queda de pelo também pode ser sintoma de doenças graves como alopecias hormonais, dermatites ou doenças causadas por parasitas. Também pode ser uma reação ambiental a algum estresse ou alergia, falta de vitaminas, algum fungo… Enfim, as razões podem ser inúmeras.
Perder pelo não é normal quando é excessivo e é acompanhado de outros sinais. Você precisa observar se seu gatinho está estressado, se coçando em alguma área, se há algum machucado ou picada de inseto, enfim. Só uma observação global das atitudes do seu gato poderão dizer se está tudo certo ou não e quem deve fazer isso é o médico veterinário.
Como diminuir a queda de pelos dos gatos
É muito importante manter a saúde do seu gato em dia e por isso, não esqueça de fazer seus checkups anuais e vacinação também. Tendo certeza de que seu gato está saudável, vou passar agora algumas dicas para que você consiga diminuir a queda de pelos do seu gatinho.
1. Suplementação: Existe no mercado inúmeros suplementos alimentares focados na qualidade da pele e do pelo do seu bichano. Consulte seu veterinário e pergunte qual seria a melhor opção para ajudar a segurar um pouco a queda dos pelos, isso realmente pode ajudar muito em casos de excesso.
2. Cuidados diários: É muito importante pentear seu gato todos os dias durante os períodos de troca de pelo – Outono e Primavera – assim ajudando seu amiguinho peludo a se livrar do pelo que não é mais útil a ele. Existem inúmeras escovas no mercado para esse fim e os gatos amam ser penteados – sério.
3. Use uma rasqueadeira: Existe também um produto chamado rasqueadeira – sendo a mais famosa delas a FURminator. Ela é capaz de tirar não apenas o pelo solto como também o subpelo do gato, acelerando o processo de troca de pelos mortos e mantendo seu animalzinho saudável. Existem modelos para todos os tipos de pelos e é realmente muito útil. Só lembre de utiliza-la na frequência correta para evitar problemas.
Você sabia de tudo isso? Compartilhe com seu amigo apaixonado por felinos!