no , ,

O nitro realmente funciona como mostrado em ‘Velozes e Furiosos’?

O nitro introduz oxigênio extra utilizável em um motor, permitindo que ele queime mais combustível e, consequentemente, produza mais energia.

A franquia ‘Velozes e Furiosos’ influenciou radicalmente a cultura cinematográfica das corridas de rua e sua exposição ao povo comum. Nesses filmes, os atores são vistos apertando um botão vermelho em seus volantes durante a última etapa das corridas para ativar o “nitro”, resultando em um impulsionamento do carro até a linha de chegada. Mas será que o nitro realmente funciona como mostrado ao longo da franquia?

Continua após a publicidade..

Como as corridas de rua costumam ser ilegais e realizadas com orçamentos limitados, os entusiastas procuram maneiras baratas de melhorar o desempenho de seus veículos. Uma maneira de fazer isso é usar óxido nitroso (N2O), muitas vezes abreviado para nitro e, às vezes, apenas NOS. O nome NOS, no entanto, é de propriedade de um fornecedor de kit de óxido nitroso e significa Nitrous Oxide Systems.

Curiosamente, as aplicações automotivas de óxido nitroso começaram com aeronaves da Segunda Guerra Mundial, onde foi usado por aeronaves em grandes altitudes, devido à densidade do ar reduzida. Hoje, o óxido nitroso também encontra uso extensivo como anestésico médico e é popularmente conhecido como gás hilariante.

Como o nitro é utilizado em carros

o nitro funciona como mostrado velozes e furiosos 1
Fonte: Wikimedia Commons

Para produzir mais potência, um motor deve queimar mais carga de combustível (mistura ar-combustível) do que já queima. Como explica o HowStuffWorks, o uso de óxido nitroso apresenta uma solução viável ao fornecer oxigênio utilizável diretamente à câmara de combustão do motor. Esse oxigênio, além do ar ingerido pelo carro, é associado a um maior suprimento de combustível. Na prática, isso aumenta a combustão e, consequentemente, a potência disponível para as rodas.

Continua após a publicidade..

O óxido nitroso é um composto estável e armazenado como um líquido em cilindros à temperatura ambiente. Quando necessário, ele é liberado no coletor de admissão do motor, onde se expande e se torna gasoso. Essa expansão provoca uma diminuição na temperatura e aumenta a densidade do ar que está sendo alimentado nos cilindros.

Quando o óxido nitroso entra no cilindro, ele é submetido a altas temperaturas e pressões, tornando-o instável e resultando na divisão de nitrogênio e oxigênio. Embora o próprio nitrogênio não seja combustível, ele disponibiliza oxigênio extra para a combustão. Esse oxigênio é adicionado ao ar que já está sendo aspirado para o motor e, ao contrário do oxigênio puro, não causa problemas no motor.

Continua após a publicidade..

Ou seja, em termos simples, o nitro introduz oxigênio extra utilizável em um motor, permitindo que ele queime mais combustível e, consequentemente, produza mais energia.

Um equívoco comum em torno do óxido nitroso

o nitro funciona como mostrado velozes e furiosos 2
Fonte: Reprodução / Universal Pictures

Embora a franquia ‘Velozes e Furiosos’ tenha despertado o interesse de muitos entusiastas das corridas de rua, ela também deturpou alguns fatos. O nitro, por exemplo, costuma ser representado como uma chama azul que emana do escapamento. Embora seja possível que os tubos de escape disparem chamas devido à presença de combustível não queimado nos gases de escape quentes, isso não está diretamente relacionado com o óxido nitroso.

Além de ser um desafio logístico, o óxido nitroso coloca um tremendo estresse nos componentes do motor, ao mesmo tempo em que debilita significativamente a segurança. Por conta disso, não é adequado para uso prolongado.

Normalmente, o nitro pode gerar impulsos que duram de 10 a 15 segundos. Como regra geral, um motor maior obtém um impulso maior por um período de tempo menor do que um motor menor.

As desvantagens do nitro

o nitro funciona como mostrado velozes e furiosos 3
Fonte: Reprodução / Universal Pictures

A ideia de ter um veículo de estrada excessivamente potente certamente atrai os olhares de muita gente, mas a verdade é que o óxido nitroso tem suas desvantagens. Embora seja uma solução um tanto “barata” para ter potência instantânea, os motores não são projetados para a carga adicional. Na prática, isso pode resultar em explosões e danos irreversíveis aos componentes do motor.

Além disso, o óxido nitroso nem sempre é encontrado com facilidade e é ilegal na maioria dos países. Ele também se esgota rapidamente, de modo que deve ser reabastecido com frequência.

Leia Também: Por que alguns aviões soltam fogo pelo motor?
Leia Também: Por que não são mais produzidos aviões com três motores?

Vale destacar que o óxido nitroso não é encontrado nos principais esportes motorizados, como a Fórmula 1. Ao mesmo tempo, é completamente excluído dos formatos de corrida de motocicleta devido ao perigo de seu manuseio. No entanto, ele ainda prevalece nas corridas de rua e corridas de arrancada.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

por que gato perde pelo 3

Por que gato perde pelo?

Lensa: O App Que Cria Avatares Com IA

Lensa: O App Que Cria Avatares Com IA