O Rio Nilo talvez seja um dos rios mais famosos do mundo, estamos acostumados a ouvir falar sobre ele desde a época da escola e até mesmo em filmes e séries. Ele está na lista dos rios mais extensos do mundo e atrai a atenção de várias pessoas.
Hoje nós separamos as melhores curiosidades sobre o tão famoso Rio Nilo e você pode conferir todas elas agora mesmo.
11 Países
O rio está mais associado ao Egito, mas na verdade atravessa nada mais, nada menos que ONZE países da África, sendo eles: Egito, Tanzânia, Uganda, Ruanda, República Democrática do Congo, Burundi, Etiópia, Quênia, Eritreia, Sudão e Sudão do Sul.
Mais Longo
O Nilo tem cerca de 4.132 milhas de comprimento, cerca de 6.650 km, então é definitivamente o rio mais longo da África. Mas alguns cientistas acham que o rio Amazonas na América do Sul pode ser mais longo do mundo, de toda forma, o Nilo está entre um dos mais longos.
Mais de Um
Existem dois principais afluentes que deságuam no Nilo. Um afluente é um rio menor que desemboca em um rio maior, e os do Nilo são conhecidos como Nilo Branco (que começa no Sudão do Sul) e Nilo Azul (que começa na Etiópia).
Importante
Antigamente, os rios eram muito importantes para as pessoas. Antes dos trens e carros, a maneira mais rápida e fácil de viajar era na água. O Nilo fez isso, mas também forneceu água potável para as pessoas e, o mais importante, permitiu que as pessoas cultivassem. O Egito é muito seco, então não é um lugar ideal para cultivar, mas todo mês de agosto o Nilo inundava e isso tornava a terra agricultável. Isso significava que os antigos egípcios podiam cultivar alimentos
Não Alaga
A barragem de Aswan foi construída entre 1960 e 1970 para impedir as inundações na bacia do rio Nilo. Isso também é bom para os egípcios modernos, pois fornece hidroeletricidade (eletricidade movida pelo movimento da água) e permite que eles controlem as inundações para garantir que as terras sejam perfeitas para a agricultura – a inundação anual era boa, mas poderia ser imprevisível e às vezes significava que muita ou pouca água fluía para a bacia.
Vida Selvagem
O Nilo é o lar de muitas espécies selvagens, incluindo pássaros, peixes, cobras, hipopótamos e o mais famoso de todos: o Crocodilo do Nilo. Esta magnífica besta é o maior crocodilo da África, crescendo até cerca de 4 metros de comprimento.
Vida Após a Morte
Os antigos egípcios tinham muitas crenças sobre a vida após a morte, e uma delas era que o rio Nilo era o caminho entre a vida e a morte. As pirâmides são na verdade tumbas e foram construídas no lado oeste do rio. Os antigos egípcios acreditavam que o oeste = morte, pois o sol se põe no oeste.
Festival
Wafaa El-Nil é um festival realizado todo mês de agosto para celebrar a inundação histórica do Nilo. As pessoas preparam barcos de estilo antigo, vestem-se com roupas coloridas e navegam pelo rio dançando, espalhando flores e agradecendo ao rio por sua lealdade.
Leia Também: Sérvia: 10 curiosidades sobre o país
Leia Também: Viena: As 12 Melhores Curiosidades sobre a Cidade
Gostou das curiosidades sobre o rio nilo? Não esquece de compartilhar o post!