É quase que impossível podermos conhecer todas as partes do mundo, até porque ele é imenso e muitos locais são completamente inacessíveis, porém existem aqueles que vivem viajando para descobrir novos lugares. Não dá para negar que o nosso planeta possui diversos locais incríveis e eles acabam prendendo a atenção das pessoas, como por exemplo, os desertos.
Por falar nisso, os desertos muitas das vezes são associados como um lugar quente e cheio de areia, porém na verdade eles se tratam de regiões em que ocorre pouca quantidade de chuva e por isso a umidade é muito baixa e pouca vegetação se desenvolve. Prepare-se, pois hoje iremos conhecer os 5 maiores desertos do mundo.
Deserto Antártico
A Antártida é o continente mais frio e mais seco do mundo. Por lá já foram registrados ventos de até 320 km/h e a temperatura mais baixa da terra: -89,2°. A vegetação é bastante escassa e os animais existentes são grupos de baleias, focas, pinguins, albatrozes, gaivotas e outras espécies. O deserto antártico possui uma área de 14,4 milhões de quilômetros quadrados. O continente tem 32 aeroportos, nenhum aberto ao público, pois estão sujeitos a severas limitações por causa das condições climáticas e geográficas, por conta disso, o acesso é feito apenas por meio de navios.
Deserto do Saara
O segundo maior deserto do mundo é sem dúvida alguma o mais conhecido. O deserto do Saara é o mais quente do mundo e possui uma área de 9,2 milhões de quilômetros quadrados. As noites por lá costumam ser bastante frias, podendo ter uma temperatura próxima de 0º C. A área total do deserto envolvem os seguintes países: Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Marrocos, Mauritânia, Níger, Tunísia e Sudão.
Deserto da Arábia
O deserto está localizado em terras da Arábia Saudita, Síria, Jordânia, Omã, Iraque, Kwaite, Catar e Iêmen. Ele tem uma área total de aproximadamente 2,3 milhões de quilômetros quadrados e é considerada como uma das áreas com a menor biodiversidade do planeta. Uma das características mais marcantes do local são as construções que podem ser encontradas por lá. Uma supercidade chamada King Abdullah está sendo construída no deserto e tem conclusão prevista para o próximo ano, estima-se que ela possa abrigar cerca de 2 milhões de habitantes.
Deserto de Gobi
O deserto do Gobi fica situado na região norte da República Popular da China e região sul da Mongólia. O nome do local vem do idioma mongol e significa “lugar sem água”. O deserto possui uma área de 1,2 milhões de quilômetros quadrados e apresenta fauna e flora relativamente diversificadas. Além disso é possível encontrar algumas populações humanas, sendo todas elas nômades.
Leia Também: Quais São Os 5 Animais Mais Rápidos Do Mundo?
Leia Também: Você sabe como surgem os vulcões?
Deserto do Kalahari
Para finalizar a nossa lista dos maiores desertos do mundo, o Kalahari fica localizado na África do Austral e possui uma área de 930 mil quilômetros quadrados. O local é considerado um deserto “traiçoeiro”, pois, durante um curto período do ano, ocorrem algumas chuvas que ajudam a florescer e transformar o ambiente. O nome “Kalahari” é derivado de uma palavra em tswana e significa “a grande sede”.
Muitas pessoas não sabem, mas os desertos são extremamente importantes para o nosso planeta, principalmente porque por lá acontecem a formação e concentração de minerais muito importantes como gesso, boratos, nitratos, potássio e outros sais. Além disso, os desertos são bem importantes para os animais e plantas que se adaptaram a viver nele.
Gostou das curiosidades de hoje? Não esquece de compartilhar esse post!