Embora utilize uma tecnologia já ultrapassada, uma TV antiga (daquelas de tubo) parece ser algo inofensivo o bastante para não causar quaisquer prejuízos ou danos a uma comunidade, não é mesmo? Bem, os moradores de uma vila rural no País de Gales provavelmente pensam o contrário.
Os habitantes da vila Aberhosan, localizada no condado de Powys, sofreram com interrupções e lentidão ao usar a Internet por cerca de 18 meses. Ao longo desse tempo, a situação confundiu a cabeça de vários técnicos da empresa provedora do serviço até eles finalmente perceberem que desligar a TV antiga de um morador resolvia tudo.
A descoberta do problema da TV antiga
O provedor de banda larga responsável pela Internet da região, Openreach, explicou em um comunicado que todas as manhãs, mais precisamente por volta das 7:00, os residentes da vila Aberhosan enfrentavam problemas para se conectar à Internet e, quando raramente conseguiam se conectar à rede mundial de computadores, o tempo de carregamento das páginas aumentava consideravelmente.
De acordo com o provedor, os engenheiros da empresa foram deslocados para a área em várias ocasiões, mas sempre quando chegavam ao local, eles descobriam que a rede estava funcionando normalmente. Eventualmente, a empresa chegou a substituir alguns cabos, mas seus esforços mostravam ser infrutíferos.
O engenheiro da Openreach, Michael Jones, explicou que “como último recurso” uma equipe visitou a vila para testar a interferência elétrica na região.
Usando um dispositivo chamado Spectrum Analyzer, caminhamos para cima e para baixo na vila sob a chuva torrencial às 6 da manhã para ver se poderíamos encontrar um ‘ruído elétrico’ para apoiar nossa teoria. E às 7 da manhã finalmente descobrimos! Nosso dispositivo detectou uma grande explosão de interferência elétrica na vila.
A equipe conseguiu rastrear o sinal até uma residência e descobriu que o dono da casa tinha uma TV antiga que estava causando o problema por causa de um fenômeno conhecido como SHINE (Single High-Level Impulse Noise), em que a interferência elétrica emitida por um aparelho pode impactar o funcionamento de redes de banda larga.
A comprovação do problema veio quando o dono da TV disse que tinha o hábito de ligá-la todas as manhãs às 7:00.
A raiz do problema envolvendo a Internet da vila e a TV antiga
Como você já deve imaginar, os técnicos da Openreach ficaram surpresos com o fato de que uma velha TV de segunda mão era a causa dos problemas de banda larga de uma vila inteira. Para o bem de todos, o dono da TV antiga concordou em desligá-la e não usá-la novamente até ao menos o fim do ano, quando a operadora pretende trocar toda a rede da área por cabos de fibra ótica, cujo sinal não é afetado por interferências eletromagnéticas.
Mas, a pergunta que fica é: por que a TV antiga causou toda essa confusão?
Bem, acontece que a rede da Openreach na região ainda opera no desatualizado padrão ADSL Broadband. O fenômeno SHINE interfere constantemente nas frequências que o padrão ADSL utiliza. Desse modo, quando um dispositivo emite uma explosão de frequências com interferências SHINE (como no caso da TV antiga), isso pode resultar em falhas nos circuitos ADSL e perda de sincronização.
Vale mencionar que qualquer coisa com componentes elétricos (de luzes externas a micro-ondas e câmeras de segurança) pode desempenhar um impacto considerável em uma conexão de banda larga no padrão ADSL.
Um problema não tão raro quanto parece
Embora seja um tanto incomum ouvirmos relatos sobre o impacto de interferências na internet de uma vila inteira, já foram relatados casos semelhantes de grandes problemas causados por pequenos dispositivos no passado.
Em 2004, os operadores de um radiotelescópio na Virgínia Ocidental rastrearam uma interferência de banda larga em uma almofada de massagem com defeito. Anos mais tarde, em 2015, um telescópio na Holanda apresentou problemas por conta de uma interferência produzida quando a porta de um forno de micro-ondas foi aberta antes que o magnétron fosse automaticamente desligado pelo cronômetro.
Vale destacar que você mesmo pode rastrear interferências desse tipo em sua casa com um rádio AM/FM. Na prática, basta sintonizar o aparelho em 612 kHz e, se for possível ouvir algum chiado, pode ser um sinal de que há fontes de radiação eletromagnética no ambiente que podem explicar problemas com sua rede de Internet, caso a mesma ainda utilize cabos de cobre.
Quem diria que uma TV antiga poderia causar tanto transtorno, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉