A Cidade das Esmeraldas faz parte do universo de ‘O mágico de Oz’, um filme de fantasia e musical que estreou em agosto de 1939, mas eu acredito que esse longa dispensa apresentações. Um clássico atemporal baseado no livro ‘O maravilhoso mundo de Oz’, o filme conquistou uma legião de fãs que continua crescendo até os dias atuais. O filme levou incríveis seis indicações ao Oscar em 1940 e recebeu duas das estatuetas nas categorias ‘Melhor trilha sonora’ e ‘Melhor canção original’.
Escrito por L. Frank Baum em 1900, o livro ganhou diversas reimpressões e existem várias opções de edições no mercado. Eu preciso admitir que sou muito apaixonada pelo universo mágico para qual somos teletransportados atrás da história. Apesar de sermos inicialmente inseridos no Kansas sépia de Dorothy, logo somos levados até a sua jornada para a Cidade das Esmeraldas, lugar deslumbrante e cheio de riquezas, onde vive o poderoso mágico de Oz.
Apesar de não ser muito explorada no filme, a Cidade Esmeralda — como também é conhecida — tem muitas passagens na saga de livros de Oz. Então hoje nós vamos conhecer mais sobre ela, vamos lá?
Descrição da cidade
Sendo a capital da Terra de Oz, a gloriosa Cidade das Esmeraldas é descrita nos livros como completamente verde e construído a base de vidro verde e esmeraldas, porém nas continuidades do primeiro livro, percebemos que na verdade o verde é apenas uma cor mais predominante. Os habitantes também são obrigados a utilizarem óculos verdes uma vez que cruzem os limites da cidade, o que faz tudo ficar mais verde, obviamente.
É descrito que a cidade emite uma luz verde e essa é a desculpa perfeita para que todos usem esses óculos, já que eles protegem seus olhos do brilho.
Infraestrutura e sociedade
É descrito que a cidade conta com ouro nas decorações de seus prédios além dos materiais já citados antes, no livro ‘The Emerald City of Oz’ é precisamente descrito que a grande capital possui 9.654 prédios.
Já sobre seus habitantes, a Cidade das Esmeraldas conta com 57.318 habitantes e essas pessoas sempre estão adicionando outras cores as suas roupas, mais uma vez quebrando a ideia de absolutamente tudo ser verde.
Leia também: O que é um ‘advogado do diabo’?
Economia da Cidade das Esmeraldas
A forma em que a cidade se mantém financeiramente é realmente muito controvérsia. Existem lojas na cidade, mas sua economia nunca fica clara já que no primeiro livro Dorothy vê uma criança comprando limonada verde com moedas verdes, mas no restante dos livros dinheiro não é utilizado.
Inspirações
Acreditasse que L. Frank Baum tenha sido inspirado pela ‘World’s Columbian Exposition’ — Exposição Mundial Colombiana — que comemorava o aniversário de quatrocentos anos que Cristóvão Colombo chegou nas Américas.
O layout da exposição contava com um material utilizado para revestir fachadas e por isso a feira recebeu o apelido de ‘Cidade Branca’, a partir daí pode ter vindo a ideia de uma cidade verde.
Apesar de muita gente achar que Seattle seja a grande inspiração, o apelido ‘Cidade das Esmeraldas’ que ela carrega hoje em dia só veio 80 anos após o lançamento do livro.
Leia também: Stardew Valley: Os eventos mais raros do jogo
Na atualidade
Com a adaptação cinematográfica do musical ‘Wicked’, estrelado por Ariana Grande, Cynthia Erivo e Jonathan Bailey, muito provavelmente voltaremos a ver o local. Apesar da história se passar na Terra de Oz como um todo e ser ambientada antes da chegada de Dorothy, alguma referência ou nuance sobre a Cidade das Esmeraldas deve sim estar presente.
Seja nos cinemas, na TV ou em um musical da Broadway, O Mágico de Oz segue sendo um filme memorável e a Cidade das Esmeraldas continua sendo um local deslumbrante, não é mesmo?