O filme Avatar nos apresentou à Pandora, um reino místico e repleto de criaturas fascinantes. O filme do James Cameron se tornou um marco na história do cinema e não demorou muito para também se tornar um ícone da cultura pop. Estamos prestes a voltar para Pandora em uma nova jornada após 13 anos de espera.
Separamos as melhores curiosidades sobre o primeiro filme Avatar e você pode conferir todas elas agora mesmo.
Jurassic Park
Você nem precisa ouvir com atenção para ouvir os sons reciclados dos dinossauros em Pandora. O Hammerhead Titanothere usa sons do Brontosaurus, o Grande Leonopteryx usava ruídos do bebê T. Rex, o Thanator Jake usa rugidos do T. Rex e o Direhorse usa os sons do Velociraptor.
Cigarros de CGI
Grande parte do filme foi renderizada por computadores, incluindo os cigarros que a Dra. Grace Augustine (Sigourney Weaver) fuma. No comentário do DVD, James Cameron explica que Weaver teve que fingir fumar; os cigarros e sua fumaça foram adicionados digitalmente posteriormente.
Sons
O compositor James Horner enfrentou um desafio interessante ao elaborar a trilha sonora de Avatar : ele precisava incorporar instrumentos que não eram familiares. “É incrível quantos sons soam como instrumentos de outros países… Eu fazia um som e, embora fosse feito especialmente para o filme, soava como algo que você já deve ter ouvido, como algum instrumento iraniano”, diz Horner. Horner acabou criando a maioria dos sons dos instrumentos no computador; eles foram então tocados por meio de teclados, percussão e instrumentos de sopro.
Arte Imitando a Vida
Quando Jake brinca que espera que toda a “porcaria de abraçador de árvores” que aprende durante o treinamento “não esteja na final”, é um pouco de arte imitando a vida – foi exatamente isso que os executivos da Fox pediram a Cameron para fazer no corte final de o filme. Cameron admitiu que a equipe de produção estava “preocupada ao entrar em Avatar que os temas ambientais que iam a um nível espiritualmente profundo realmente prejudicassem o filme”. No final das contas, foi Cameron quem conseguiu o que queria, já que o filme está repleto de mensagens pró-ambientais.
Significado
A palavra avatar vem do sânscrito e é usada para descrever seres divinos que assumem a forma humana para restaurar o equilíbrio por meio de boas ações. Cameron também fez o povo Na’vi azul e alto como uma homenagem a Vishnu, o deus hindu que sustenta o universo. Da mesma forma, navi é uma palavra hebraica que significa “profeta”, e os Na’vi do filme adoram uma divindade chamada Ey’wa, que é Yahweh, um dos nomes do Deus hebraico.
Língua Na’vi
Dr. Paul Frommer é um linguista que leciona na University of Southern California e trabalha criando idiomas para filmes. Antes de criar a linguagem Barsoomiana para John Carter, ele elaborou aproximadamente 1.000 palavras para Avatar.
Leia Também: 12 Curiosidades Sobre Família Addams Que Talvez Você Não Saiba
Leia Também: Crepúsculo: As 10 Melhores Curiosidades Sobre a Saga
Diferenças
Digamos que você conheça uma pessoa alta e azul em uma festa e queira saber se é um Na’vi ou um humano desfilando em um avatar Na’vi. O que fazer? Bem fácil, os Na’vi têm apenas quatro dedos e não têm sobrancelhas . Mesmo na forma de avatar, os humanos ainda têm o quinto dedo e as pequenas mechas de cabelo acima dos olhos.
Gostou das curiosidades de hoje? Não esquece de compartilhar esse post!