no ,

Bob Esponja: A Fenda do Bikini é um local real?

Bob Esponja fez parte da infância de muita gente que acompanhou as suas aventuras pela Fenda do Bikini. Mas será que esse local existe na vida real?

Em algum momento da sua vida, você já assistiu a uma aventura do Bob Esponja na Fenda do Bikini, o desenho animado fez parte da infância de muitas pessoas sendo transmitido tanto na TV aberta quanto em canais fechados. Contendo três filmes — Bob Esponja – O Filme, Bob Esponja – Um Herói fora D’água e Bob Espoja – O Incrível Resgate — duas séries derivadas, jogos e até um musical da Broadway, o desenho segue no ar até os dias atuais.

A série foi criada em 1994 pelo biólogo Stephen Hillenburg, ele iniciou seus estudos sobre as zonas entremarés, começou a desenvolver conceitos e personagens relacionados as suas pesquisas e foi de onde a ideia surgiu, contudo o desenho animado só teve sua grande estreia no ano de 1999. Bob Esponja Calça Quadrada se passa no fundo do mar e gira em torno de Bob Espoja, Patrick Estrela e seus amigos se aventurando na Fenda do Bikini, mas será que esse local onde a maior parte da história se passa existe na vida real? Vamos descobrir!

Leia também: Os mistérios do Triângulo das Bermudas

Bob Esponja

Onde fica a Fenda do Bikini?

A casa do Bob Esponja é localizada no Oceano Pacifico, apesar de a cidade subaquática ser fictícia, ela é baseada em um local chamado Atol de Bikini que pertence às Ilhas Marshall. A título de informação, um Atol é uma ilha formada por corais e que pode ser reconhecida pelo seu formato oval.

Antes de ser evacuada, a ilha tropical de águas azuis e rica em biodiversidade possuía uma população de quase 200 habitantes e a subsistência se baseava no consumo de alimentos naturais como peixes, frutos-do-mar, e frutas típicas da região — coco e banana.

Em 2010, o local foi inserido na lista de Patrimônios Culturais da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O prefeito do Atol na época declarou que esse título ajudará que aquele período da história jamais seja esquecido.

Atol de Bikini durante a Guerra Fria

Os poucos habitantes do Atol foram deslocados inicialmente para As Ilhas de Rongerik, mas após meses de fome foram transferidos para Kwajalein e em seguida Kili.

O governo dos Estados Unidos esvaziou o local para que pudesse ser usado como área de teste para 23 armas nucleares durante o período da Guerra Fria. Com o passar dos anos mais ilhas foram englobadas como locais de testes e foram completamente esvaziadas. Os experimentos duraram por anos e em 1954 houve uma explosão que ficou conhecida como ‘Bravo’ que, segundo estudos, era correspondente ao poder de mil bombas maior do que a de Hiroshima, uma cratera de 2 km de diâmetro e mais de 70 metros de profundidade surgiu devido esse evento.

Nos anos 70, os habitantes foram levados de volta até sua ilha natal e removidos novamente em 1978 após descobrirem que eles haviam consumido mais material radioativo por conta do ambiente do que qualquer outra população na história do planeta. Mesmo décadas depois, essas ilhas continuam inabitáveis e abandonadas.

Leia também: Crepúsculo: As 10 Melhores Curiosidades Sobre a Saga

BOB 2

Teoria sobre o desenho animado

Todo esse nível de radiação do local real é apontado como o principal fator de Bob Esponja não ser uma esponja do mar comum e nem seus amigos serem apenas seres normais do fundo do oceano.

Essa teoria acabou ganhando força após um dos episódios da primeira temporada em que Bob Espoja e seu melhor amigo, Patrick Estrela se perdem na cidade de Rock Bottom, um local obscuro que poderia ser uma cratera nuclear.

Apesar da popularidade, é importante lembrar que não passa de uma teoria que nunca foi confirmada.

Você já tinha ouvido falar em Atol de Bikini? Não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

12 Curiosidades Sobre Família Addams Que Talvez Você Não Saiba

12 Curiosidades Sobre Família Addams Que Talvez Você Não Saiba

20221123 215646 0001

Nintendo Switch: 5 razões para você ter o seu!