no

Pringles: A origem das batatas de tubo

Sucesso de vendas, as batatas Pringles são vendidas no mundo todo, mas você sabe qual a origem desse chips?

As batatas Pringles são conhecidas no mundo todo por seus sabores variados — algumas vezes inusitados — e sua embalagem de tubo. Desde o ano de seu lançamento até os dias atuais a marca caminhou uma longa jornada até o mercado internacional.

Com logo e símbolo de alta pregnância, as batatas foram uma grande inovação no mercado e continuam ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras, mas você sabe como tudo isso começou? Confira!

Pringles

A Origem da Marca

Pringles é uma marca de aperitivos conhecida no mundo inteiro, ela foi inicialmente criada pela Procter & Gamble em 1968, a ideia inicial se baseou em satisfazer a maior quantidade de clientes possíveis e banir as reclamações sobre os chips quebrados e ar nos sacos. A empresa contratou Fred Baur, um químico orgânico, para desenvolver esse novo tipo de batata frita e embalagem. Fred levou dois anos para desenvolver a embalagem tubular e parte do design que as batatas possuem hoje em dia.

Alexander Liepa reiniciou o trabalho do químico, após ele ser afastado da tarefa, e se concentrou em melhorar o sabor dos chips – e conseguiu. Embora, grande parte do formato tenha sido um estudo de Fred Baur, Alexander Liepa que ficou com a patente.

O engenheiro mecânico Gene Wolf ajudou a construir a máquina que os prepara, ele também é autor de livros muito conhecidos como ‘Andares do Antigo Hotel’ e ‘Soldado de Sidom’. Em 1968 as vendas começaram apenas na cidade de Indiana e em 1991 conseguiram sucesso mundial. Em 2012, a Kellogg’s comprou a marca em um valor maior que U$ 2 bilhões de dólares. Seu icônico mascote teve o nome alterado no ano seguinte, indo de ‘Senhor P.’ para Julius Pringles.

Um fato curioso é que inicialmente o nome completo era ‘Pringles Newfangled Potato Chips’, mas logo foi encurtado. A origem desse nome nunca foi revelada sendo um mistério até hoje. Existe quem diga que ‘Pringles’, na verdade, é o nome do local onde dois funcionários de publicidade da P&G moravam.

Leia também: Você sabia que nem todo chá que você toma é realmente chá?

PRINGLES 1

Não é batata?

Para evitar o pagamento de um valor agregado (IVA), em 2008, a P&G alegou que apesar de seu produto ser popularmente conhecido como um tipo de batata frita, o vegetal representava apenas 42% da composição total, seus outros componentes eram farinha e gordura. A Pringles foi isenta de pagar quase 20% de IVA sobre seu produto.

Nos dias atuais

Os chips são um sucesso até os dias atuais tendo várias variações de sabor que chega até ser impossível de contar, as opções mais comuns incluem a original, churrasco, pizza, páprica e creme com cebola. Todas essas edições citadas anteriormente já foram ou ainda estão disponíveis no Brasil.

Duas edições limitadas, os sabores ‘Taco Night e ‘Cheeseburger’ foram retirados das prateleiras no começo de 2010 por precaução após Salmonela — uma bactéria que causa intoxicação alimentar — ser encontrada em uma fábrica em Nevada que produzia proteína vegetal para intensificar o sabor dessas duas edições. Após uma inspeção foram relatados equipamentos sujos e líquidos fedorentos acumulados na Basic Food Flavors, instalações onde as proteínas eram produzidas.

A retirada dos produtos foi basicamente um sucesso já que nenhuma doença, internação ou morte foi relacionada ao consumo dos mesmos.

Leia também: Por que recebemos gelatina enquanto estamos no hospital?

Alguns sabores gourmet também já tiveram suas edições limitadas circulando principalmente no território dos Estados Unidos. Entre elas estão os sabores de tomate seco, batata-doce e canela, alho parmesão e Churrasco Szechuan.

Você conhecia a história da famosa marca Pringles? Não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Crepúsculo: As 10 Melhores Curiosidades Sobre a Saga

Crepúsculo: As 10 Melhores Curiosidades Sobre a Saga

HOCUS CAPA

As irmãs Sanderson de ‘Abracadabra’ são baseadas em bruxas reais?