Viena é uma cidade cheia de cultura, música e literatura, ela é a capital da Áustria e fica localizada às margens do rio Danúbio. Além de ter sido lar de personalidades como Sigmund Freud e Beethoven, o local foi eternizado na música ‘Vienna’ do cantor e compositor Billy Joel.
Sendo um dos pontos turísticos mais famosos e visitados do mundo, possui uma beleza arquitetônica incomparável. A cidade ainda coleciona fatos curiosos e separamos as doze melhores curiosidades para você conhecer, vamos lá?
As 12 Melhores Curiosidades
1. A roda gigante mais antiga do mundo fica em Viena e é a principal atração do parque Wurstelprater, sendo montada desde 1897.
2. Na cidade existem mais de 1700 hectares de vinhedos, sendo produzidos mais de 600 mil galões de vinho — em especial, branco — por ano. Por esse motivo, Viena também é conhecida como Capital do Vinho.
3. Existe uma temporada de bailes por lá que se inicia em janeiro e termina somente em março. Mais de 300 bailes acontecem por ano.
4. Zentralfriedhof é o cemitério central da cidade, se estima ter mais de 2,8 milhões de pessoas enterradas no local. Sendo assim, Viena abriga mais residentes mortos do que vivos já que em 2019 a cidade contava apenas com 1,9 milhões de habitantes.
5. O luxuoso Palácio de Schonbrunn, uma das principais atrações da cidade e uma vez pertencente aos Habsburgos, tem mais de 1400 quartos, sendo possível passar uma noite em um deles por um valor acima de 700 € (euros).
6. O globo de neve é uma invenção da cidade, criado por acidente por um mecânico chamado Ewrin Perzy. Ewrin tentava melhorar a luminosidade de luzes cirúrgicas quando criou o objeto.
Leia também: Qual o menor país do mundo?
7. Considerando educação, infraestrutura, política, saúde, condições ambientais, sociedade e cultura, Viena foi considerada a melhor sidade para se viver do mundo por 7 anos seguidos.
8. Schlosspark Schönbrunn e Volksgarten permitem que você adote uma flor de seus jardins por um valor acima de 400 € (euros), contudo uma inscrição tem que ser efetuada com antecipação devido à grande lista de espera.
9. Uma das maiores joias do mundo está em Viena, possuindo mais de 300 quilates. A esmeralda ‘Emerald Unguentarium’ é parte do tesouro imperial.
10. Além da cidade ser linda e cheia de lugares incríveis para visitar, o seu subsolo guarda túneis e catacumbas que datam desde a época romana.
11. A Catedral de Santo Estevão, uma das maiores catedrais do estilo gótico medieval, se localiza bem no centro da cidade.
12. Evidências apontam que Viena já era muito habitada desde a Pré-História.
Leia também: O que foi a Guerra Fria?
Famosos que viveram em Viena
Para falar sobre Viena, não se pode esquecer das personalidades marcantes que viveram por lá e que até conviveram no mesmo período. Adolf Hitler, Joseph Stalin e o pai da psicanálise moderna Sigmund Freud, todos habitaram Viena por volta nos anos 20.
A cidade também é um dos berços da música clássica, sendo habitada por diversos compositores que definitivamente deixaram seus legados, entre eles François Chopin, Ludwig van Beethoven e Amadeus Mozart. Além de ser cidade natal de Johann Strauss. Por esses e outros motivos, a cidade sedia importantes festivais de música clássica, entre eles o festival de Viena e o festival de Bregenz.
Na atualidade, um dos nomes mais conhecidos da cidade é o de Christoph Waltz, vencer de dois prêmios de Melhor Ator Coadjuvante no Oscar, o primeiro pelo filme ‘Bastardos Inglórios’ em 2010 e segundo por Django Livre em 2013.