no

O que é pintura hidrográfica e como ela funciona?

Técnica consiste na aplicação de designs complexos em objetos por imersão em um meio aquoso.

Se você é um aficionado por carros, existe uma boa chance de você já ter visto algum vídeo de customização automotiva envolvendo um curioso método de pintura através da imersão do produto a ser pintado em água. Esse processo de aplicação de designs complexos em objetos por imersão em um meio aquoso contendo o gráfico impresso é conhecido como pintura hidrográfica ou impressão por imersão.

Continua após a publicidade..

Basicamente, esse processo envolve a adesão de um filme de tinta flutuando na água à superfície desejada por imersão em água. Mas, afinal de contas, como isso funciona na prática? E quais são as suas aplicações mais notáveis?

Ao longo desse artigo, nós vamos explorar as principais características da pintura hidrográfica.

O que exatamente é a pintura hidrográfica?

o que e pintura hidrografica 1
Foto: Reprodução/Youtube

A pintura hidrográfica é uma bela maneira de adicionar qualquer ilustração a um item, independente do seu formato. O método também é conhecido como marmorização de água, impressão por imersão, hidro imersão e impressão cúbica. Como os nomes sugerem, o gráfico é transferido ao produto com o uso de água e o processo é surpreendentemente fácil e rápido de ser concluído.

Continua após a publicidade..

É bastante comum vermos a pintura hidrográfica sendo usada para alterar o design de peças de automóveis ou motocicletas, como aros, partes internas e peças de motor. Vários materiais diferentes podem ser imersos, incluindo madeira, vidro, plásticos e metais. Contanto que o objeto seja predominantemente não poroso, o processo sempre funcionará.

Embora seja uma técnica de pintura relativamente popular nos dias de hoje, não está claro onde o processo começou. Ainda assim, sabe-se que a patente do primeiro dispositivo utilizado para este tipo de impressão foi registrada em 26 de julho de 1982 por Motoyasu Nakanishi.

Continua após a publicidade..

Muitas pessoas consideram a pintura hidrográfica como um tipo de arte decorativa que permite aplicar designs a objetos tridimensionais. De capacetes para bicicletas a veículos off-road, muita gente tem usado a impressão por imersão para obter designs excepcionais e exclusivos.

A grande vantagem dessa técnica é o acabamento promovido, além do alto grau de personalização a um preço relativamente baixo.

Como é feita a impressão dos objetos?

o que e pintura hidrografica 2
Foto: Reprodução/Youtube

A impressão por imersão consiste em mergulhar o item a ser pintado em um grande tanque de água. Para tal, também é necessário ter um filme exibindo o desenho que você deseja transferir e um spray de ativação, que “libera” a impressão na água. Nesse ponto, o item está pronto para ser cuidadosamente colocado na água transparente, como você pode ver no vídeo abaixo:

É sempre importante mergulhar o produto de forma lenta e uniforme. Também é preciso ficar atento ao ângulo em que o item é colocado na água (geralmente em um ângulo de 45 graus).

Ao contrário do revestimento em pó, a pintura hidrográfica permite que o artista faça mais do que pintar seu objeto com uma única cor sólida. O número de cores que pode ser usado depende inteiramente do gosto do cliente.

Além disso, o processo é rápido e não envolve uma série de produtos químicos para fazê-lo funcionar. No geral, o resultado da impressão por imersão de água é sempre maravilhoso.

O que é preciso fazer para tornar a pintura hidrográfica eficaz?

o que e pintura hidrografica 3
Foto: Reprodução/Youtube

O objeto a receber a camada de impressão precisa ser limpo, polido e completamente seco. Além disso, o filme com a impressão deve ser solúvel em água. Depois que o filme é adicionado à água, o ativador deve ser incluído, fazendo com que a tinta flutue em um estado suspenso.

Depois que o item é mergulhado na água, ele começa a aderir ao objeto com a pressão do mergulho. Quando estiver totalmente imerso, o objeto deve ser sacudido levemente de um lado para o outro para remover o excesso de filme. Além disso, o objeto precisa ser enxaguado com água morna para limpar qualquer filme desnecessário que tenha ficado para trás.

Depois que esta parte for concluída, basta secar o objeto e adicionar uma camada de revestimento transparente. O resultado final costuma ser tão durável quanto qualquer pintura de carro profissional.

Já conhecia a pintura hidrográfica? Se você gostou do post não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

curiosidades surpreendentes sobre black mirror

10 curiosidades surpreendentes sobre Black Mirror

como surgiu a tradicao de comer pipoca no cinema

Como surgiu a tradição de comer pipoca no cinema?