Black Mirror é amplamente considerada uma das melhores séries dos últimos anos. Cada episódio é uma verdadeira montanha-russa de eventos, sendo que, embora os fãs sempre esperem uma reviravolta comovente no final, ainda assim a série consegue pegá-los desprevenidos de alguma forma.
Boa parte da crítica especializada acredita que o verdadeiro motivo pelo qual Black Mirror é tão intrigante tem a ver com o fato de que a série de ficção está começando a se tornar a nossa nova realidade.
Ao longo desse artigo, nós vamos explorar algumas curiosidades interessantes que todo fã de Black Mirror deveria conhecer. Confira!
1. O título Black Mirror vem da ideia de que quando as pessoas olham para a tela desligada de algum aparelho eletrônico (monitor de computador, celular, TV etc…) elas veem seu próprio reflexo. Ou seja, é realmente um “espelho preto”.
2. A série começou com um piloto que viu o primeiro-ministro britânico realizar um “ato indecente” com um porco. De acordo com o criador da série, Charlie Brooker, o porco não foi o primeiro animal a surgir em sua mente ao escrever o episódio, e não foram apenas animais que ele chegou a considerar. Em determinado momento, ele idealizou colocar o político para “fazer o serviço” com uma roda gigante de queijo. Obviamente, nunca saberemos como o episódio ficaria, mas, francamente, isso pode ser uma coisa boa.
3. Se você sempre quis saber qual é a fonte usada nos créditos de abertura de Black Mirror, finalmente chegou a hora de sanar a sua dúvida: a fonte se chama Proxima Nova Bold.
4. Algumas das tecnologias que aparecem em vários episódios de Black Mirror estão começando a se tornar realidade. Algumas delas são relativamente úteis, mas bem estranhas. Por exemplo, a franquia Pizza Hut lançou um caminhão de entrega de pizza automatizado que é semelhante ao que aparece no episódio “Crocodile”.
5. A atriz Bryce Dallas Howard estrelou o episódio “Nosedive”, cujo enredo apresenta um mundo onde as pessoas são classificadas através de um aplicativo, sendo que essa classificação afeta seu status social. Embora isso não exista totalmente em nosso mundo, nós já temos sistemas de classificação em aplicativos, principalmente Uber. Isso levou Howard a perguntar a um motorista do Uber qual era sua avaliação no aplicativo. Ela era 4,8, o que é ótimo, mas aparentemente não o suficiente para Howard, que ficou desapontada com a pontuação.
6. Todos os episódios de Black Mirror acontecem no mesmo universo? Bem, essa é uma pergunta complicada. De acordo com Brooker, ele disse que não na primeira vez em que foi questionado. No entanto, ele admitiu posteriormente que alguns novos episódios podem referir-se a eventos que aconteceram em capítulos anteriores. Por exemplo, o episódio da quarta temporada “Black Museum” apresenta itens de episódios anteriores, enquanto “Striking Vespers” faz referência a “White Bear”, “Playtest” e “San Junipero”.
7. De acordo com Brooker, suas ideias para os episódios geralmente vêm de conversas cotidianas. Basicamente, ele está sempre procurando “o pior cenário em qualquer situação.”
8. Não deve ser surpresa para ninguém familiarizado com a série que Black Mirror foi fortemente influenciada por The Twilight Zone. Brooker era um grande fã da série e essencialmente copiou seu formato, desde o aspecto da antologia até o tom e especificamente como cada episódio tem uma reviravolta no final.
9. Embora a tecnologia pareça causar conflito e dor em cada episódio, Brooker sempre deixou claro que isso não significa que ele seja anti-tecnologia. Para ele, Black Mirror não é sobre como a tecnologia é a ruína da humanidade. Na verdade, é mais sobre como as fraquezas das pessoas são destacadas e enfatizadas por causa de suas interações com a tecnologia.
10. Black Mirror estreou originalmente na rede de televisão britânica Channel 4, que produziu e exibiu as duas primeiras temporadas no Reino Unido. O sucesso da série em terras britânicas levou a Netflix a comprá-la e transferir a sua produção para os Estados Unidos. É exatamente por isso que a série substituiu os atores britânicos por atores americanos no início da terceira temporada.
E você, também é fã de Black Mirror? Se você curtiu as curiosidades apresentadas aqui, não se esqueça de compartilhar o post! 😉