O açúcar está por toda parte, até mesmo em lugares que muita gente nem imagina. Coisas como uma lata de feijão cozido, um sachê de molho para macarrão e uma barra de proteína podem ser absurdamente ricas em açúcar superprocessado.
Consumir açúcar com moderação não é algo ruim, especialmente se você estiver comendo frutas inteiras que contêm fibras e antioxidantes. No entanto, as coisas podem sair do controle se você recorrer ao açúcar a todo momento.
De acordo com a American Heart Association, a ingestão diária de açúcar deve ser entre seis e nove colheres de chá por dia (seis para mulheres, nove para homens). Ainda assim, a verdade é que nós tendemos a consumir muito mais açúcar do que deveríamos. E, por falar nisso, já parou para pensar no que pode acontecer com o seu corpo se você consumir muito açúcar?
Ao longo desse artigo, você vai descobrir que não se trata apenas de ganho de peso quando dizemos que o excesso de açúcar faz mal ao corpo. No fim das contas, consumir muito açúcar pode alterar seus hábitos alimentares, prejudicar seu coração e até alterar sua saúde mental!
Seu corpo vai absorver calorias vazias
Antes de abordarmos as questões nutricionais, vamos esclarecer um grande equívoco: calorias não fazem mal. Na verdade, seu corpo precisa de calorias para funcionar. No entanto, o que realmente importa aqui é o tipo de calorias que você consome.
Comer uma tigela de aveia pode ter o mesmo valor calórico que uma barra de chocolate, mas não é preciso ser nutricionista para saber o que é mais saudável. As calorias vazias costumam ser saborosas, mas como no caso da barra de chocolate açucarada, elas não adicionam nenhum nutriente ao corpo. De fato, as calorias vazias não fornecem nem mesmo energia de longa duração.
Muitos alimentos açucarados são preenchidos com calorias vazias. O exemplo mais comum? Refrigerante. Suas calorias vêm de altos níveis de açúcar processado, portanto, embora você não se sinta necessariamente satisfeito ou com energia depois de ingeri-lo, seu corpo já absorveu algumas centenas de calorias vazias. O mesmo vale para doces e tortas.
Embora esses alimentos sejam aceitáveis com moderação (ninguém resiste a um brigadeiro de vez em quando), consumir muito açúcar pode realmente confundir o cérebro. Todos esses açúcares, xaropes e calorias vazias fazem com que seu cérebro enfrente dificuldades em saber se você está realmente cheio ou não. Consequentemente, isso pode te levar a comer demais.
Consumir muito açúcar pode comprometer a saúde do coração
Pesquisadores da Universidade de Harvard encontraram fortes correlações entre o alto consumo de açúcar e problemas cardíacos. Desse modo, até mesmo as pessoas que não engordam com a alta ingestão de açúcar podem apresentar complicações no coração por conta disso.
Embora haja um consenso na comunidade médica de que o açúcar afeta a saúde do coração, os pesquisadores ainda não sabem ao certo como. Alguns estudos revelaram que o consumo elevado de açúcar aumenta a pressão arterial, por exemplo.
Consumir muito açúcar pode prejudicar sua saúde mental
Ainda que você não apresente os sintomas físicos decorrentes da ingestão de açúcar em excesso, como aumento de peso, sua saúde mental ainda pode estar em risco. De fato, consumir muito açúcar pode aumentar o risco de desenvolver ansiedade e depressão.
Se você comer lanches açucarados para se livrar de uma situação estressante, e isso se tornar um hábito, seu corpo poderá começar a se sentir mais dependente do açúcar sempre que surgir uma situação estressante. Desse modo, você poderá ficar refém dos alimentos açucarados, e nem é preciso explicar por que esse padrão aparentemente viciante não é bom para você a longo prazo.
Embora possa ser difícil no início, tentar uma abordagem diferente para o estresse pode ser surpreendentemente eficaz. Ouvir música e passear com quem você gosta são coisas simples que podem servir como mecanismos sustentáveis de enfrentamento da ansiedade.
Curiosamente, até mesmo cozinhar uma refeição saudável pode trazer efeitos terapêuticos para a saúde mental, de acordo com o Huffington Post. No fim das contas, seu corpo vai agradecer.
Uma palavra final
Como você pode ver, consumir muito açúcar pode desempenhar vários efeitos negativos na sua saúde. O excesso de alimentos e bebidas adoçados pode levar ao ganho de peso, alterar a saúde mental e aumentar o risco de doenças cardíacas, entre outras condições perigosas.
Por essas razões, o açúcar deve ser reduzido ao mínimo sempre que possível. A boa notícia é que isso pode ser facilmente alcançado com a substituição do açúcar comum por alternativas mais saudáveis.
No vídeo abaixo, você pode conferir algumas dicas interessantes para tirar o açúcar aos poucos da sua dieta:
Consumir muito açúcar pode realmente degradar a nossa saúde, não é mesmo? Se você gostou das informações obtidas aqui, não deixe de compartilhar o post! 😉