Para muitos cozinheiros inexperientes, algumas receitas parecem servir mais como fonte de inspiração do que uma prescrição exata que precisa ser seguida ao pé da letra. Entretanto, uma instrução de receita que muitas vezes parece supérflua, mas que definitivamente não é, é a diretiva de usar ovos em temperatura ambiente.
É um tanto comum ver que o maior incentivo para pular essa etapa geralmente é o tempo. Se o único obstáculo entre a preparação da receita e saborear um bolo delicioso for esperar que seus ovos refrigerados aqueçam naturalmente no balcão, certamente surgirá a tentação de pular essa etapa. No entanto, o resultado de tamanha teimosia pode resultar em desfechos pouco agradáveis.
A necessidade de usar ovos em temperatura ambiente
De um modo geral, os produtos de panificação são quase sempre melhores quando a regra de usar ovos em temperatura ambiente é seguida. A razão por trás disso se resume à coagulação de proteínas. Isso ocorre porque os ovos, assim como toda matéria viva, são compostos por uma diversidade de proteínas cujas estruturas apresentam variações quando a temperatura muda.
Como explica o My Recipes, o exemplo visualmente mais óbvio disso é a mudança na textura que você notará entre um ovo cru que acabou de quebrar e o mesmo ovo depois de frito. Na prática, o calor mudou a estrutura das proteínas de um líquido espesso a um sólido.
O mesmo princípio vale para um ovo refrigerado e um ovo em temperatura ambiente. Neste caso, embora a mudança na estrutura da proteína seja menos óbvia a olho nu do que a diferença entre um ovo cru e um ovo cozido, a mudança de temperatura ainda está mudando minuciosamente as proteínas dentro da gema e da clara do ovo. Consequentemente, isso pode promover vários benefícios no cozimento, dependendo da receita em mãos.
A busca por uma massa lisa e uniforme
Para qualquer massa que precise ser bem misturada (que é praticamente todas elas), as gemas em temperatura ambiente se quebram e combinam com as claras muito mais facilmente do que se ainda estivessem frias. Trabalhar com ovos em temperatura ambiente garante uma massa lisa e uniformemente misturada sem manchas de gema perdidas.
Vale destacar que um ovo não é diferente de outro ingrediente de cozimento comumente exigido em temperatura ambiente: a manteiga. Sabemos instintivamente que combinar manteiga com outros ingredientes é mais difícil quando a manteiga está fria do que amolecida; pois bem, o mesmo vale para os ovos.
Uma maneira de utilizar ovos frios, se você não tiver tempo para trazê-los à temperatura ambiente, é simplesmente batê-los até que a gema e a clara estejam totalmente combinadas e não restem listras visíveis, antes de adicionar aos ingredientes restantes. Por outro lado, se você adicionar diretamente na massa ovos inteiros em baixa temperatura, eles terão dificuldade em misturar suavemente com outros ingredientes.
Uma palavra final
Em receitas com alto teor de gordura, como cheesecake, trabalhar com ovos frios pode afetar negativamente a mistura, diminuindo a temperatura geral. Em algumas situações, isso pode coagular os produtos lácteos – e ninguém quer comer cheesecake coagulado, não é mesmo?
Leia Também: Se o leite é branco, por que a manteiga é amarela?
Leia Também: Por que os ovos são vendidos em dúzias?
No fim das contas, os contextos mais importantes para usar ovos em temperatura ambiente são em receitas com alto teor de gordura ou receitas que exigem grande volume de ovos.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉