no ,

Como surgiu o número zero?

Ao contrário da maioria dos outros números, o zero só passou a ser usado muitos anos depois dos primeiros conceitos de contagem.

De um modo geral, não costumamos prestar muita atenção no número zero até nos depararmos com algum tipo de situação onde ele representa a ausência de alguma coisa. Ainda assim, o que chama bastante atenção é que, ao contrário da maioria dos outros números, o zero só passou a ser usado muitos anos depois dos primeiros conceitos de contagem.

Continua após a publicidade..

Neste artigo, analisaremos a origem do número zero e como ele mudou a concepção dos seres humanos sobre a matemática.

Um breve relato sobre operações matemáticas

como surgiu o numero zero 1
Foto: Wikimedia Commons

Antes de abordarmos a origem do número zero, é importante termos em mente que os primeiros povos pré-históricos que habitavam a Terra provavelmente usavam os próprios dedos para contar objetos básicos até 10. Segundo a Discover Magazine, acredita-se que o uso de instrumentos como pequenas varetas, pedras e até mesmo riscos nas paredes de cavernas passaram a auxiliá-los na contagem de pequenas quantias.

Desse modo, embora o zero faça bastante sentido para a nossa sociedade atual, a verdade é que os primeiros seres humanos provavelmente nem sequer compreendiam totalmente o conceito representado por um “número vazio”. Por exemplo, se em determinada situação não existissem objetos para contar, como eles poderiam representar o que “não estava lá”?

Continua após a publicidade..

Foi então que tudo mudou há cerca de 4.000 anos atrás, quando o conceito do zero finalmente se desenvolveu.

O surgimento do número zero

como surgiu o numero zero 2
Foto: PxHere

De acordo com o History, as origens do zero provavelmente remontam à antiga Mesopotâmia, quando os escribas sumérios passaram a usar espaços para denotar ausências em colunas numéricas há 4.000 anos.

Continua após a publicidade..

À medida que operações mais complexas passaram a ser necessárias para a resolução de problemas matemáticos, os sumérios passaram a precisar encontrar uma maneira de representar a diferença entre 2 e 20, por exemplo. No início, porém, o zero não era representado por símbolos. Em vez disso, as pessoas simplesmente deixavam espaços para representar a ausência de um número.

A utilização do zero como o conhecemos

Número zero
Foto: Pixabay

O primeiro uso de um um símbolo semelhante ao zero como o conhecemos só viria a surgir por volta do século III a.C. na antiga Babilônia. Os babilônios usavam um sistema numérico sexagesimal, o que significa que era baseado no número 60. Neste caso, o símbolo usado para diferenciar as magnitudes consistia em duas cunhas alinhadas ao algoritmo em questão.

Leia Também: O açúcar realmente provoca cáries nos dentes?
Leia Também: Por que as cobras sempre mostram a língua?

Ainda assim, foi somente na Índia do século VII d.C. que o matemático Brahmagupta expandiu o conceito do zero para incluir a sua visualização como um número real e com valor nulo. Brahmagupta também é considerado o primeiro a demonstrar que subtrair um número de si mesmo é igual a zero, um conceito que consideramos extremamente simples hoje em dia, mas que mexeu com a cabeça de muitos no passado.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Língua das cobras

Por que as cobras sempre mostram a língua?

Bigodes dos cães

Por que os cães têm bigodes?