Poucas pessoas ao redor do mundo sabem alguma coisa sobre a Moldávia. Essa nação tem um terreno de florestas, colinas rochosas e belos vinhedos, além de compartilhar muitas raízes culturais e linguísticas com a Romênia, sua vizinha.
Esse país pitoresco não está apenas escondido dos olhos do público, mas também é bastante inexplorado. Se você gosta de cultura, religião, história e vinhos deliciosos, a Moldávia é um lugar fascinante para aprender um pouco de cada um desses tópicos.
Pensando nisso, listamos aqui alguns fatos interessantes sobre a Moldávia que você provavelmente não sabia.
1. A Moldávia possui a maior coleção de vinhos do mundo, com mais de 1,5 milhão de garrafas em uma adega subterrânea na vinícola Milestii Mici. De fato, essa nação possui uma indústria vinícola tão bem estabelecida ao ponto de produzir cerca de dois milhões de hectolitros de vinho todos os anos, tornando-a o 20º maior produtor de vinho do mundo.
2. Graças a sua maior coleção de vinhos, a Moldávia celebra até mesmo o Dia Nacional do Vinho. Na verdade, é um festival de dois dias celebrado no início de outubro. Nestes dias, os vinicultores abrem as adegas ao povo. A degustação de vinhos é gratuita ou muito barata em comparação com os dias normais.
3. Apesar do vinho, a Moldávia é um dos países menos visitados da Europa. Cinco anos atrás, era o menos visitado, mas graças à publicidade recente (incluindo ser nomeado o segundo destino mais fora do comum do mundo pela Lonely Planet) subiu na hierarquia. É agora o terceiro país menos visitado da Europa, com 160.000 visitantes por ano. Liechtenstein caiu algumas posições e agora é o número dois. O número um é San Marino.
4. Dois terços dos moldavos são descendentes de romenos e os dois países compartilham uma herança cultural muito comum. O romeno é a língua nativa, mas a maioria dos moldavos fala russo. Grande parte da população também fala gagauz, uma língua turca.
5. Quando você está entrando na casa de alguém na Moldávia, é considerado falta de educação entrar com os sapatos. Portanto, deixe-os na porta. A regra da casa se aplica na maioria dos países ex-soviéticos, por razões de higiene. Por conta disso, os hóspedes são quase sempre fornecidos com chinelos ou pantufas.
6. Cerca de 60% da terra da Moldávia é arável, o que a torna o quarto país com a terra mais arável em percentagem do seu território total, ficando atrás apenas de Bangladesh, Dinamarca e Ucrânia. A principal razão para isso é que cerca de três quartos da Moldávia são cobertos por um solo preto fértil localmente conhecido como chernozem.
7. O prato nacional é uma espécie de mingau chamado mămăligă, feito de farinha de milho amarelo e tradicionalmente servido com pratos de carne e regado com queijo cottage, creme de leite e torresmo de porco. Na verdade, parece mais polenta do que mingau. Este prato humilde e saudável pode ser encontrado em praticamente todas as mesas da Moldávia, seja em residências comuns ou até mesmo nos restaurantes mais sofisticados.
8. A Moldávia é o lar de uma impressionante variedade de pássaros, com mais de 300 espécies diferentes. Alguns são residentes durante todo o ano, enquanto outros se dirigem ao território moldavo apenas para se reproduzir. De qualquer modo, o fato é que tudo isso é uma boa notícia para os observadores de pássaros.
9. A Moldávia chegou a ficar quase três anos sem presidente. De 2009 a 2012 houve um impasse político no país com partidos briguentos e incapazes de chegar a um acordo. Eventualmente, após 917 dias, o país elegeu Nicolae Timofti como presidente, mas não por voto popular. Em 2020, a Moldávia elegeu a primeira mulher presidente do país, Maia Sandu.
10. A bandeira da Moldávia é uma tricolor de azul (significa o mar), amarelo (significa os campos de trigo e cevada) e vermelho (significa o sangue derramado nas invasões). No centro, inclui o seu brasão de armas no peito de uma águia. Curiosamente, o brasão ostenta a figura de um auroque, uma espécie de bovino selvagem extinto que é o animal nacional.
11. Segundo dados de 2017, a maioria das pessoas na Moldávia são cristãos ortodoxos (cerca de 92%). O restante é composto por cristãos de outras denominações (6%) e pessoas sem religião (2%).
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o México
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o Marrocos
12. A região conhecida como Transnístria declarou independência da Moldávia em 1990, precipitando a Guerra da Transnístria que garantiu uma independência de fato para o território. No entanto, a região, que tem sua própria moeda e controles de fronteira, não é oficialmente reconhecida por nenhum membro das Nações Unidas.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉