A Islândia é um dos lugares mais fascinantes do mundo, seja por seus antigos campos de lava, seus fiordes imponentes ou suas paisagens gélidas. No geral, há muito o que amar sobre essa linda joia escandinava, desde a cultura local única até suas paisagens deslumbrantes.
Esteja você pensando em visitar esse país ou simplesmente querendo aumentar seu repertório de curiosidades, aqui estão 12 fatos pra lá de interessantes sobre a Islândia:
1. Cerca de 11% da superfície desse país é composta por geleiras, o que equivale a aproximadamente 400 geleiras distintas. Esses 11% também incluem a imponente Vatnajokull, a maior e mais icônica calota de gelo da Europa. Isso leva o termo “terra de fogo e gelo” a um nível totalmente novo, pois a Islândia é tecnicamente uma ilha vulcânica.
2. A maioria das pessoas sabe que a Islândia é uma ilha vulcânica, mas você sabia que existem mais de cem vulcões na ilha? Com um território de apenas 103.000 km² (um pouco maior que a área do Estado de Pernambuco), isso realmente significa alguma coisa. Graças aos 130 vulcões ativos espalhados por todo o país, a Islândia ostenta famosos campos de lava que promovem uma aparência de outro mundo.
3. Pode ser uma surpresa, dada a rica história viking da Islândia e a infinidade de locais pagãos antigos, mas a nação escandinava do norte foi um dos últimos lugares da Terra a ser alvo da colonização humana. Os vikings que navegavam da Noruega chegaram à Islândia supostamente por acaso há apenas 1.100 anos, e o resto é história…
4. O único mamífero nativo da Islândia é a raposa-do-ártico, que se acredita ter cruzado a Europa continental durante uma antiga era glacial. Eventos semelhantes podem ter ocorrido com os ursos polares da vizinha Groenlândia, mas somente as raposas do Ártico foram capazes de se sustentar na ilha.
5. Não há um único restaurante da franquia McDonald’s na Islândia. Embora seja uma nação desenvolvida, a dificuldade logística de obter os insumos da rede e o próprio desinteresse da população fizeram a rede sair do país durante a crise mundial de 2008.
6. Se você é um leitor assíduo, seu paraíso pode estar na Islândia. Isso porque esse país possui mais escritores, mais livros publicados e mais livros lidos per capita do que qualquer outra nação. Nessa terra cuja população gira em torno de 367 mil habitantes, uma em cada dez pessoas publicará um livro em algum momento da vida e os islandeses leem em média 2,3 livros por mês.
7. A Islândia está entre os poucos lugares do planeta onde se pode testemunhar a aurora boreal em ação. Curiosamente, uma das superstições mais bizarras do folclore local diz que se dois amantes concebessem um bebê sob as auroras, ele provavelmente nasceria vesgo.
8. A maioria dos islandeses pode traçar sua linhagem até a Era Viking graças ao Islendingabok (Livro dos Islandeses), que é um registro meticuloso de cada geração. Graças a uma coleção nacional de pesquisas, obituários e documentos judiciais, os islandeses podem rastrear sua família há centenas de anos com uma rápida verificação na Internet.
9. A Islândia não possui um exército, força aérea ou marinha, mas conta com as capacidades de defesa da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). O país ainda possui uma guarda costeira que já participou de uma série de conflitos curiosos com o Reino Unido, no que ficou conhecido como a ‘Guerra do Bacalhau’. Na ocasião, a Islândia emergiu como vencedora desta disputa pelos direitos de pesca e desde então ninguém se atreveu a desafiar esta nação viking.
10. Após um referendo realizado em 1908, a Islândia proibiu a cerveja de 1915 a 1989. Em comemoração à suspensão da proibição, a Islândia celebra o “Dia da Cerveja” no dia primeiro de março de cada ano. A cerveja também é agora a bebida mais popular do país, sendo que a cena da cerveja artesanal islandesa é uma das que mais cresce na Europa. As cervejarias locais também são bastante criativas, com algumas usando energia geotérmica para abastecer suas cervejas.
11. Não é surpresa que o interior da Islândia seja incrivelmente remoto, mas até que ponto pode surpreendê-lo. Na prática, mais de 60% da população vive na capital Reykjavik, que também detém o título de capital mais setentrional do mundo. Graças a isso, o gélido deserto islandês é incrivelmente rural.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Irlanda
Leia Também: 12 curiosidades interessantes sobre o Irã
12. Recentemente, a Islândia foi classificada como uma das nações mais sustentáveis do planeta. A capital Reykjavic recebeu até o Prêmio Nórdico de Natureza e Meio Ambiente. Aparentemente, eles não têm planos de desacelerar, pois Reykjavic está atualmente trabalhando para se tornar completamente neutra em carbono até 2040.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉