Embora mais de 70% da superfície do planeta Terra esteja coberta de água, a maior parte desse volume hídrico é salgada e, portanto, nenhum pouco apropriada para o consumo humano. Curiosamente, o fato de não podermos beber água salgada pode parecer estranho se levarmos em conta que os nossos corpos precisam de água e sal para funcionar adequadamente.
Neste post, vamos analisar os fatores decisivos que nos impedem de consumir a água com alto grau de salinidade.
A principal razão pela qual não podemos beber água salgada
Ao contrário do que alguns podem pensar, o gosto salgado da água do oceano não é a principal razão pela qual nós, seres humanos, não podemos beber água salgada para matar a nossa sede. Na verdade, existe uma importante razão científica pela qual precisamos beber água doce para nos mantermos totalmente saudáveis.
O corpo humano até precisa de uma pequena quantidade de sal para funcionar adequadamente, mas se ingerirmos muito desse mineral, podemos colapsar por conta da desidratação. Segundo o LiveScience, beber água desse tipo resultaria em uma reação onde o seu corpo tentaria se livrar do excesso de sal ao urinar mais água do que deveria, devido à concentração extremamente alta de sal na água salgada.
Em outras palavras, em vez de saciar a sua sede, o seu corpo sofreria uma perda muito grande de água, resultando em desidratação e aumento da própria sede. Além de esgotar o suprimento de água do seu corpo, beber água salgada também poderia causar cãibras musculares, náuseas e aumento da pressão.
Na prática, o fato é que se você continuasse a beber água salgada em vez de água doce, acabaria experimentando efeitos ainda piores, como falência de órgãos, coma e até mesmo a morte.
A salinidade do corpo humano
É interessante mencionar que o sangue humano tem uma salinidade de nível 9, o que significa que há 9 gramas de sal e 991 gramas de água em cada 1.000 gramas de fluido. A água salgada, por sua vez, é considerada um líquido hipertônico, o que significa que ela contém mais sal do que o sangue humano.
Para se ter uma ideia, a água salgada tem uma salinidade de 35, que corresponde a aproximadamente quatro vezes a salinidade do sangue. Ou seja, só com esses valores em mente já dá para entender muito bem o por que beber água nesse estado pode ser um problema e tanto.
O problema com a dessalinização da água dos oceanos
Embora seja possível transformar a água salgada dos oceanos em água doce perfeitamente consumível, ainda existem problemas relacionados a esse processo. O principal deles é que a dessalinização da água requer muita energia.
Na prática, o que acontece é que o sal se dissolve muito facilmente na água, formando fortes ligações químicas, de modo que essas ligações são difíceis de quebrar. A energia e a tecnologia para dessalinizar a água são caras e isso significa que a dessalinização da água pode ser bastante cara.
Leia Também: Por que o suor é salgado?
Leia Também: Quem inventou o cinto de segurança?
No fim das contas, isso significa que ainda é mais barato usar água doce local do que dessalinizar a água do mar, mas apesar dos obstáculos econômicos e ambientais, a dessalinização está se tornando cada vez mais atraente à medida que ficamos sem água de outras fontes.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉