no

Por que o limão é azedo?

Chegou a hora de descobrir a razão pela qual o limão é azedo ao ponto de nos provocar uma sensação bastante desagradável.

Se você já resolveu experimentar um limão alguma vez na sua vida, deve saber muito bem que essa fruta possui um sabor incrivelmente azedo. De fato, o limão tem um gosto tão azedo que é capaz de nos causar uma reação de repulsa ao ponto de deixar o nosso rosto enrugado e os olhos apertados em um claro sinal de desespero. Mas, afinal de contas, por que o limão é tão azedo?

Continua após a publicidade..

Neste artigo, você vai descobrir a razão pela qual o limão é azedo ao ponto de nos provocar uma sensação bastante desagradável.

A razão pela qual o limão é azedo

por que o limao e azedo 1
Foto: Pixabay

Em suma, o limão é notoriamente azedo porque contém uma quantidade incrivelmente alta de ácido cítrico, que é um ácido orgânico que pode ser encontrado não apenas nos limões, mas também em muitas outras frutas e legumes.

Como o próprio nome já deixa claro, as frutas cítricas apresentam concentrações particularmente elevadas de ácido cítrico, mas no caso específico do limão, essas concentrações de ácido cítrico conseguem ser ainda mais elevadas do que seus “primos cítricos menos repulsivos”, como as laranjas e os abacaxis.

Continua após a publicidade..

Quando você dá uma mordida em um limão, ou em qualquer outro alimento semelhante, suas papilas gustativas imediatamente interpretam o que você prova como sinais nervosos. Como pequenos receptores, suas papilas gustativas coletam informações e as enviam para o cérebro.

No caso específico de quando você morde um limão, o ácido cítrico ativa as papilas gustativas ao longo dos lados e no centro da língua, causando a famosa reação de repulsa que virou marca registrada dessa fruta.

Continua após a publicidade..

O papel do sistema nervoso nisso tudo

Limão azedo
Foto: PxHere

Vale destacar que essa resposta bastante específica a esse estímulo está claramente ligada ao nosso sistema nervoso. Na prática, alguns cientistas acreditam que a nossa repulsa ao sabor azedo também esteja relacionada ao fato de que o nosso corpo possui mecanismos que tentam nos afastar de alimentos potencialmente perigosos.

Apesar do limão não fazer mal à saúde (muito pelo contrário), o sabor azedo é geralmente associado a alimentos potencialmente venenosos ou estragados. De fato, se você já teve a desagradável e infeliz sensação de experimentar um alimento no início do estado de apodrecimento, deve ter notado um certo sabor azedo.

A boa notícia é que, mesmo com todo o azedume característico do limão, basta combinar alguns ingredientes a mais para utilizarmos esse fruto na preparação de vários pratos, o que o torna um dos nossos melhores amigos na cozinha.

Embora azedo, o limão é muito benéfico para a saúde

por que o limao e azedo 3
Foto: Pixabay

Apesar de ser azedo, o limão faz muito bem à saúde. A polpa, a casca e o suco são ricos em vitaminas que estimulam a imunidade e reduzem o risco de doenças. A fibra dietética solúvel no limão ajuda na digestão saudável, sem falar que essa fruta possui cerca de 31 gramas de vitamina C, que é quase o dobro da quantidade necessária em sua dieta diária.

Embora o limão não contenha níveis necessariamente altos de ferro, ele pode ajudar o corpo a absorver mais ferro de alimentos à base de plantas em sua dieta. Manter os níveis adequados de ferro, por sua vez, ajuda a prevenir a anemia.

Leia Também: Por que a grama é verde?
Leia Também: Por que o queijo cheddar tem cor laranja?

Até mesmo a água com limão é frequentemente anunciada como uma ferramenta eficaz na perda e controle de peso. Isso ocorre porque, apesar de a água com limão não aumentar a queima de gordura do corpo, é uma bebida rica em nutrientes antioxidantes que ajudam o organismo a eliminar toxinas, facilitando o processo de perda de peso.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

como e possivel saber se um vulcao esta inativo ou extinto

Como é possível saber se um vulcão está inativo ou extinto?

para que serve o transformador de energia eletrica

Para que serve o transformador de energia elétrica?