no ,

Como surgiu o parkour?

Apesar de parecer algo relativamente recente, o parkour tem origens mais antigas do que muita gente imagina.

O parkour é tanto um método de treinamento quanto um esporte não competitivo que envolve a movimentação constante e eficiente em torno de obstáculos onde os praticantes utilizam apenas as habilidades e capacidades do corpo humano. Os participantes, chamados traceurs (homens) e traceuses (mulheres), se movimentam através de ambientes que não contam com modificações especiais, como em ruas.

De um modo geral, os movimentos mais utilizados no parkour incluem saltar, rolar, correr e escalar. Mas apesar de parecer algo relativamente recente, o parkour tem origens mais antigas do que muita gente imagina, como veremos ao longo deste artigo.

A origem do parkour

como surgiu o parkour 1
Foto: Pixabay

Os movimentos básicos do parkour surgiram ao ter como base as artes marciais orientais, como o ninjutsu. Na década de 1920, o educador físico francês Georges Hébert começou a ensinar esses movimentos como parte do treinamento militar do exército da França.

Ainda assim, a coisa toda só foi começar a ganhar popularidade no final da década de 1980, quando o desportista francês David Belle expandiu essa técnica ao fundar o grupo Yamakasi, que foi o primeiro grupo dedicado exclusivamente ao parkour.

O nome dessa técnica veio do termo “le parcours”, que era como o pai de David Belle, Raymond Belle, descrevia seu treinamento militar na França. Entretanto, o método clássico de treinamento de obstáculos usado pelos franceses era conhecido como “parcours du combattant”.

As complexidades em torno do parkour

Parkour
Foto: Pixabay

Embora os movimentos do parkour possam parecer muito perigosos, a disciplina aplicada desestimula comportamentos imprudentes e acrobacias duvidosas. Ao invés disso, o praticante é ensinado desde cedo a ficar concentrado na segurança e na responsabilidade pessoal.

Alguns movimentos podem até parecer simples quando executados por esses profissionais, mas na verdade são movimentos complexos que só podem ser realizados com sucesso após um longo treinamento. Curiosamente, o parkour é considerado por muitos tanto como arte quanto um esporte, já que a criatividade e a visão estratégica são tão importantes quanto o condicionamento físico e a força.

Apesar do seu desenvolvimento ter ocorrido majoritariamente na França, o parkour é atualmente considerado uma disciplina internacional, reunindo praticantes de várias partes do mundo.

Na língua inglesa, ele recebeu o nome de “free-running”, mas nos dias atuais o parkour e o free-running são comumente apontados como disciplinas distintas. Em suma, o Parkour é mais rígido no seu objetivo de “nunca retroceder”, mantendo-se prático e eficiente. O free-running, por outro lado, geralmente permite movimentos em qualquer direção, além de ser executado puramente para fins artísticos.

Uma palavra final

como surgiu o parkour 3
Foto: Pixabay

Sem limitações de espaços para ser praticado, o parkour é praticamente acessível a todos, possibilitando o autoconhecimento do corpo humano e mente como o desenvolvimento da força, resistência, coordenação motora e equilíbrio. No entanto, é importante lembrar que parkour demanda treino e dedicação, assim como uma adequada orientação por parte de professores praticantes experientes.

Leia Também: O que foi a Peste Negra?
Leia Também: Por que alguns bebês choram durante viagens de avião?

Por conta da complexidade envolvida nos movimentos do corpo, o iniciante no parkour deve buscar instrução por meios de praticantes de longa data ou até mesmo academias. Vídeos da internet ou tutoriais, são, de longe, o último recurso para conhecer a modalidade. Portanto, é necessário ser criterioso quando se busca informação sobre a prática do parkour.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Finlândia

12 curiosidades incríveis sobre a Finlândia

Chuva de meteoros

Como se forma uma chuva de meteoros?