O povo brasileiro sempre foi muito apreciador de uma boa cerveja, mas ainda há alguns questionamentos que parecem persistir na cabeça de algumas pessoas. Por exemplo, será que você sabe qual é a diferença entre as cervejas Pilsen e Lager?
Ao longo deste artigo, iremos desfazer alguns mitos e confusões em torno desse tema que surgem principalmente na vida dos cervejeiros iniciantes ou daqueles que têm interesse em aprender mais sobre o mundo da cerveja.
Quais são as diferenças entre cerveja Pilsen e Lager?
Toda cerveja Pilsen é produzida através de um “lagering” cuidadosamente controlado, um aspecto do processo de fabricação de cerveja que pode produzir outros tipos de lagers sob diferentes circunstâncias. Dito isto, todas as pilsners são lagers, mas nem todas as lagers são pilsners.
Para entender isso melhor, precisamos levar em conta que, de um modo geral, existem três famílias de cervejas: Ales, Lagers e cervejas de fermentação natural. Dentro da família de cervejas Ale, estão as Pale Ale, Indian Pale Ale e outros tipos que não levam o nome Ale, como Porter e Stout. Já na família das cervejas Lagers estão as American Light Lager, Dunkel e Pilsen. Por isso, toda Pilsen é uma cerveja Lager.
Vale destacar que as cervejas Lagers são cervejas de baixa fermentação. Trata-se, inclusive, do estilo de cerveja mais comercializado no mundo, pois essas bebidas tendem a ser mais leves, menos alcoólicas e mais fáceis de beber.
Na prática, Lager é uma família de cerveja que pode ter variações de estilos de cervejas, sendo que a Pilsen é um desses. Curiosamente, a Pilsen é chamada assim porque é um tipo de cerveja pálida que se originou em uma cidade de mesmo nome na República Tcheca.
Como surgiu toda essa confusão?
Essa confusão provavelmente teve início com as indústrias de cerveja que começaram a vender seus rótulos mais populares (American Lager) como cervejas Pilsen. As American Lager são cervejas inspiradas nas Pilseners, como as German Pilsner e Bohemiam Pilsner, mas são estilos diferentes que foram rotuladas como iguais. Ou seja, por muitos anos (e até hoje) o brasileiro consumiu American Lager achando que era Pilsen.
Nos Estados Unidos, sempre houve um forte cultivo de milho, por isso esse insumo passou a ser amplamente usado na produção de uísque e cerveja. O objetivo foi diminuir os custos na produção dessas bebidas. Consequentemente, como a produção ficou mais barata por lá, as fábricas brasileiras também adotaram a produção da American Lager no país.
Então, como é uma verdadeira cerveja Pilsen?
Como já explicado, as cervejas Pilsen surgiram numa região de mesmo nome onde hoje pertence à República Tcheca. Essa cerveja tem cerca de 45 unidades internacionais de amargor, enquanto que as American Lagers não têm mais de 15. As Pilsens também seguem a lei da pureza, um outro fator que as diferencia das American Lagers que, por sua vez, contam com cereais não maltados em suas receitas.
Leia Também: Por que é incomum ver pilotos de avião com barba?
Leia Também: Os tubarões são atraídos pelo sangue humano?
Também é importante deixar claro que a American Lager é apenas um estilo da família Lager, não um padrão de produção para todo tipo de cerveja dessa família. Sendo assim, é possível encontrar lagers de diferentes tipos e receitas, inclusive algumas que seguem a regra da pureza.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉