Os sapos são escassamente vistos durante as estações secas, mas surgem por toda parte quando chove. De fato, basta chover para encontrar sapos pulando em quintais, parques, estradas e quaisquer outros locais possíveis. Mas, afinal de contas, qual é a explicação por trás disso?
Neste artigo, você vai descobrir que surgem tantos sapos quando chove porque a chuva lhes proporciona o ambiente ideal para acasalar, procriar, alimentar, beber, respirar e se refrescar.
A chuva cria um ambiente adequado para os sapos
De um modo geral, os sapos geralmente preferem um ambiente úmido e escuro. Quando chove, o ambiente fica nublado e úmido, proporcionando a esses animais a condição perfeita para sair ao ar livre.
Os sapos, assim como todos os anfíbios, gostam do clima úmido. A razão por trás disso é que o ciclo de vida até mesmo dos sapos terrestres está ligado à água, ou seja, se eles ficarem longe da água por muito tempo, eles terão muita dificuldade em prosperar. Na prática, a chuva é a fonte de água doce que mantém os sapos hidratados.
Vale destacar que até mesmo alguns de seus predadores também são menos ativos quando chove, tornando mais seguro para os sapos saírem de seus esconderijos e ficarem a céu aberto. Por exemplo, os pássaros geralmente se escondem nas árvores quando chove, esperando a chuva passar. Consequentemente, isso permite que os sapos saiam mais ao ar livre com menos medo de serem comidos por seus algozes.
Os sapos gostam de se reproduzir quando chove
Como a chuva torna o ambiente fresco e úmido para os sapos, ela acaba criando uma oportunidade propícia para o acasalamento desses animais. De fato, é exatamente por isso que é comum ouvir sapos coaxando depois da chuva, pois o coaxar dos sapos machos serve como um chamado para atrair as fêmeas da mesma espécie. Na prática, é uma tentativa de encontrar uma parceira de acasalamento.
Em algumas partes do mundo há apenas uma estação seca e chuvosa, sendo que para os sapos que estão localizados em climas de duas estações, a estação chuvosa é a época de reprodução. A chuva cria condições ideais para que os sapos coloquem ovos em poças de água fresca. Muitas vezes, os sapos que vivem no Hemisfério Sul preferem lagoas efêmeras para botar ovos, que são piscinas temporárias criadas quando chuvas fortes preenchem depressões no solo.
Vale destacar que as lagoas efêmeras são rasas e não podem sustentar ou acomodar outros animais, então esse recurso mantém os ovos a salvo de predadores famintos, incluindo peixes e insetos. A chuva aumenta o número de lagoas temporárias disponíveis para os ovos se transformarem em girinos.
Alimentação também é mais farta durante a chuva
Quando chove, os sapos também saem de seus esconderijos para comer. Quando chove, os sapos não são os únicos que saem para aproveitar a umidade; minhocas, caracóis e lesmas rastejam para fora de seus esconderijos. Consequentemente, esses vermes e outros insetos que gostam da chuva acabam se tornando ótimas fontes de alimento para os sapos.
Leia Também: Por que sempre ficamos preocupados com alguma coisa?
Leia Também: Por que o Japão possui ruas tão limpas?
Da mesma forma, a chuva fornece água para hidratação dos sapos, pois pequenas poças são formadas no solo, como banheiras naturais. Como resultado, os sapos rastejam em direção a elas para beber a água acumulada.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉