A Costa Rica, na América Central, atrai turistas há décadas. Banhada pelo Oceano Pacífico e pelo Mar do Caribe, essa nação é conhecida por suas belas praias, mas há muito mais neste país fascinante do que simplesmente sol, mar e surf. Por exemplo, você sabia que a Costa Rica é um dos países com maior biodiversidade do mundo?
Neste artigo, você vai ficar por dentro de alguns dos fatos mais interessantes sobre a Costa Rica.
1. As Zonas Azuis são locais no mundo onde os habitantes geralmente vivem além dos 100 anos. Nicoya, uma península na costa da Costa Rica, é uma das cinco Zonas Azuis do mundo. Neste lugar, o estilo de vida saudável e despreocupado dos habitantes locais contribui para que eles tenham uma vida excepcionalmente longa e saudável.
2. A Costa Rica gera mais de 99% de sua eletricidade usando energia renovável. As cinco principais fontes são hidrelétricas, eólicas, geotérmicas, biomassa e solar. Isso significa que o país usa seus recursos naturais como rios, vulcões, vento e sol para gerar eletricidade.
3. Não há exército na Costa Rica. Em 1948, o então presidente José Figueres Ferrer aboliu o exército costarriquenho e redirecionou os gastos e fundos militares para programas sociais e investimentos em educação, saúde e meio ambiente. A política para isso foi consagrada na Constituição do país, promovendo também a resolução de conflitos por meios não militares.
4. A Costa Rica possui seis vulcões ativos. Há também 61 vulcões adormecidos ou extintos. Durante décadas, Arenal foi o vulcão mais ativo do país, mas passou a apresentar cada vez menos atividades vulcânicas desde 2010.
5. A Costa Rica contém 5% da biodiversidade do mundo. Mais de 25% das terras do país são protegidas e compõem parques nacionais, reservas e refúgios de vida selvagem. Estima-se que a Costa Rica abrigue aproximadamente 160 áreas protegidas diferentes, o que a coloca como um ótimo destino para o ecoturismo.
6. O povo da Costa Rica possui uma expectativa de vida média de 80 anos, o que nos faz pensar se um estilo de vida relaxante, descontraído e cercado pela natureza pode ser a receita secreta para uma vida mais longa.
7. A Costa Rica é banhada por dois grandes corpos de água: o Mar do Caribe no lado leste e o Oceano Pacífico no lado oeste. Há 212 km de costa do Caribe e 1.016 km de costa do Pacífico. Há também 62 km de litoral ao redor da Ilha dos Cocos. Esta ilha fica a cerca de 550 km da costa do Pacífico da Costa Rica e é um Parque Nacional designado.
8. De acordo com o Happy Planet Index, no ano de 2012 a Costa Rica ocupou a primeira posição como o país mais feliz do mundo. Muitos fatores contribuem para esse ranking, incluindo o fato de que o governo local investe em fundos sociais específicos que promovem educação, saúde e pensões para as pessoas com menos poder financeiro.
9. O Ostional Wildlife Refuge protege milhões de tartarugas que nidificam por lá. O local foi criado em 1984 para evitar a caça furtiva de ovos de tartaruga.
10. A Costa Rica é o lar de um lagarto conhecido como lagarto-jesus-cristo (Basiliscus basiliscus). O lagarto é tão leve e rápido que, quando corre, pode correr pela superfície da água (daí a origem do seu nome). Dedos longos junto com franjas de pele criam pequenas bolsas de ar sob os pés do lagarto para tornar a corrida sobre as águas possível. Observe no vídeo abaixo:
11. A Costa Rica foi construída sobre o café. O “el grano de oro” (o “grão dourado”), como é conhecido em terras costarriquenhas, alimentou grande parte do desenvolvimento inicial do país. De fato, nos anos 1800, fazendeiros em potencial até conseguiam terras de graça se planejassem usá-las para cultivar café.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Colômbia
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o Chipre
12. O nome “Costa Rica” foi, segundo alguns relatos, aplicado pela primeira vez por Cristóvão Colombo, que navegou pela região e relatou grandes quantidades de joias de ouro usadas por nativos. No entanto, o nome também pode ter vindo do conquistador Gil González Dávila, que quando desembarcou na costa oeste do território costarriquenho em 1522, encontrou nativos e obteve parte de seu ouro, às vezes por roubo violento e às vezes como presentes oferecidos por líderes locais.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉