Para as mulheres grávidas, é sempre recomendável dormir bastante, mas a verdade é que é muito mais fácil falar do que fazer, especialmente se elas gostam de dormir de barriga para cima. Atualmente, muitos médicos dizem às mulheres grávidas para dormirem sempre que puderem para o lado esquerdo, mas por quê? O que há de tão ruim em descansar à direita ou cochilar em uma posição supina?
Bem, acontece que há uma boa razão médica para isso, sendo que toda essa recomendação envolve uma movimentação invisível que acontece dentro da barriga de cada mulher grávida.
A principal razão pela qual as grávidas devem dormir para o lado esquerdo
À medida que o feto cresce cada vez mais durante a gestação, ele naturalmente começa a colocar mais pressão nos órgãos internos e nos vasos sanguíneos da mãe. Neste sentido, uma coisa que deve ser observada é a veia cava inferior (VCI) da mãe, uma grande veia que corre ao longo do lado direito da coluna vertebral e que é responsável por devolver o sangue da metade inferior do corpo ao coração.
De acordo com o LiveScience, se uma mulher grávida ficar deitada de costas, o feto poderá ter uma maior probabilidade de comprimir a veia cava inferior, diminuindo a quantidade de sangue que retorna ao coração. Não há muitas pesquisas comparando dormir do lado direito e esquerdo, mas pelo menos teoricamente há menos compressão potencial do VCI no seu lado esquerdo do que no direito.
Por que essa compressão é ruim? Bem, menos sangue sendo bombeado para o coração significa menos sangue sendo bombeado também para fora do coração, de modo que isso pode resultar numa queda na pressão arterial para a mãe e uma queda no teor de oxigênio no sangue para o bebê, pois o sangue da mãe transporta oxigênio para a criança.
Nem todas as grávidas apresentam o mesmo nível de risco
De um modo geral, as mulheres e os fetos saudáveis devem ser capazes de compensar uma ligeira redução em todo esse “débito cardíaco”, mas a compressão VCI pode se tornar um risco maior para mulheres grávidas que já têm problemas de pressão arterial ou complicações relacionadas à respiração.
Por exemplo, mulheres grávidas com asma ou apneia do sono (uma condição em que a respiração começa e para repetidamente à noite) podem já ter problemas para fornecer a quantidade ideal de oxigênio para seus corpos ou bebês. Então, quando condições como essas estão associadas à redução do fluxo sanguíneo, os efeitos podem aumentar uns aos outros de maneira perigosa.
Vale destacar que um número considerável de estudos sugere que dormir de costas durante o final da gravidez pode estar associado a um risco maior de natimorto. Por conta disso, a maioria dos médicos não hesita em recomendar que as mulheres grávidas evitem dormir em decúbito dorsal. Em vez disso, o lado esquerdo acaba sendo o mais recomendado.
Uma palavra final
No fim das contas, embora não seja uma grande diminuição no fluxo de sangue, o fato é que pode ser realmente mais seguro para as mulheres grávidas dormir para o lado esquerdo, que é o lado do coração. Dessa forma, o sangue fluirá melhor pela veia cava e pela veia uterina.
Leia Também: Por que os aviões não sobrevoam o Tibete?
Leia Também: Como e quando será o fim do Sol?
Ainda assim, se você tiver uma gravidez absolutamente saudável e não conseguir dormir à sua esquerda, rolar para a direita provavelmente não é nada com que se preocupar. Na verdade, pode até ser melhor para você, pois não dormir o suficiente acaba sendo muito mais crítico para o desfecho da gravidez do que o leve risco de compressão da VCI quando deitada sobre o flanco direito.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉