De sinais de trânsito a sirenes de ambulâncias e veículos policiais, o vermelho é uma cor onipresente em nosso mundo. De certo modo, a cor vermelha parece estar presente em praticamente tudo que demanda atenção. Dito isto, a pergunta que fica é: por que o vermelho é tão usado em sinais de alerta e perigo?
Embora muitos associem essa cor a atividades românticas, exibindo-a em rosas e adesivos em forma de coração, o vermelho tem um significado muito maior em nossa vida diária, como veremos ao longo deste artigo.
A razão pela qual o vermelho é tão usado em sinais de alerta e perigo
A resposta de por que o vermelho é eficaz em indicar perigo está em um conceito chamado dispersão. Em resumo, a dispersão é o fenômeno no qual a luz é desviada de seu caminho reto ao atingir um obstáculo, como poeira, moléculas de gás ou vapor d’água. Nesse caso, um feixe de luz é redirecionado em diferentes direções após interagir com as partículas presentes no meio.
Todos os sinais importantes que devem chamar a atenção, como sinais de alerta ou perigo, devem usar uma cor que seja visível à distância. Portanto, precisamos de uma cor que não se disperse muito e esteja na faixa visível dos humanos, afinal, de que outra forma seríamos capazes de enxergar o sinal de aviso?
O espectro de cores visíveis pelos seres humanos possui uma faixa que se estende da cor azul (tendo o menor comprimento de onda) até a cor vermelha (tendo o maior comprimento de onda). A Lei da Dispersão afirma que o comprimento de onda mais longo tende a se dispersar menos. Desse modo, o vermelho satisfaz ambas as condições por dois motivos: primeiro, ele pertence à faixa visível dos humanos e, segundo, tem o comprimento de onda mais alto, tornando-o a cor menos dispersa.
Essa “vantagem” da cor vermelha é especialmente importante no caso dos sinais de alerta e perigo quando a visibilidade dos arredores é baixa, como em situações que envolvem neblina, chuva e fumaça.
O efeito do vermelho no cérebro humano
Além de toda essa questão da dispersão, um estudo publicado na revista Frontiers in Human Neuroscience relacionou a cor vermelha ao ato de atrair a atenção dos seres humanos em um contexto emocional. Na prática, o que foi estabelecido no estudo é que visualizar a cor vermelha imediatamente antes ou durante uma situação que exige alguma resposta motora aumenta a força e a velocidade da resposta.
Além disso, a cor vermelha parece possuir propriedades de indução de emoções, pois também foi demonstrado que as pessoas tendem a associar o vermelho a emoções negativas e perigosas, uma vez que é a cor de coisas como fogo, sangue, raiva e, às vezes, até mesmo de animais peçonhentos ou perigosos.
Portanto, a mente humana é imediatamente ativada ou alertada quando vê esta cor. Como está estabelecido que a sinalização é uma das funções mais importantes de uma cor, o vermelho acaba sendo muito eficaz em atrair a nossa atenção, especialmente em condições que demandam respostas rápidas.
Cor vermelha promove impactos até na natureza selvagem
Curiosamente, até mesmo na natureza o vermelho é constantemente usado para fins de sinalização. A tradicional combinação de cores das joaninhas (corpo vermelho com pontos pretos) é um bom exemplo de “coloração aposemática”, que inclui uma série de adaptações de cores que servem para desencorajar possíveis ataques de predadores. De fato, joaninhas mais brilhantes costumam ter níveis mais altos de toxinas do que besouros mais pálidos.
Além disso, podemos agradecer à polinização feita através de pássaros pela maioria das flores vermelhas que valorizamos no cultivo. Na prática, a cor vermelha frequentemente atrai pássaros, enquanto cores como branco, amarelo e azul atraem mais insetos. Ou seja, parece que até o mundo natural já estudou física!
Leia Também: Por que algumas pessoas têm muita dificuldade em fazer amigos?
Leia Também: Por que o nariz escorre quando comemos comidas picantes?
No fim das contas, é interessante pensarmos que, embora possamos ignorar a importância da cor vermelha em circunstâncias normais, ela raramente é negligenciada em situações de grande importância ou que exigem consideração imediata. Então, da próxima vez que você parar em um semáforo com sinal fechado, preste atenção em como você reagiu à cor vermelha sem realmente perceber!
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉