Ultimamente, muitas pessoas estão jogando fora os produtos químicos tradicionais de sua rotina de limpeza diária e recorrendo a produtos naturais (como bicarbonato de sódio e vinagre) para remover a sujeira, desinfetar superfícies e deixar espaços brilhantes e limpos. No entanto, você já se perguntou por que esses utensílios domésticos são agentes de limpeza tão eficazes?
Bem, como você verá ao longo deste artigo, a resposta está no fato de que bicarbonato de sódio e vinagre estão em extremos opostos da escala de pH, a escala utilizada para especificar a acidez ou basicidade de uma determinada solução.
Compreendendo as propriedades do bicarbonato de sódio e do vinagre
Quando você limpa alguma coisa com bicarbonato de sódio e vinagre, você está, na verdade, fazendo manipulações complexas de moléculas. Bicarbonato de sódio é algo que a maioria das pessoas tende a associar com a culinária, afinal, ele tem a capacidade de tornar seus bolos e pães macios e mais saborosos. Por sua vez, o vinagre, muito utilizado em saladas, é uma solução diluída de ácido acético (HC2H3O2) que é produzida por bactérias durante a fermentação.
Dito isto, ambos os ingredientes são agentes de limpeza eficazes porque são encontrados em lados opostos da escala de pH. O pH é uma unidade que serve para medir o quão ácida ou básica uma substância é, variando em uma escala de 1 (muito ácida) até 14 (muito básica), com um valor neutro de 7. Para efeito de comparação, a água pura tem um pH de 7. Já o bicarbonato de sódio tem um pH de 9, enquanto o vinagre tem um pH de 2.
A poderosa combinação de bicarbonato de sódio com vinagre
Como base, o bicarbonato de sódio é muito eficaz em dissolver compostos orgânicos como sujeira, graxa e substâncias pegajosas. Além disso, a estrutura mineral de cada partícula de bicarbonato de sódio serve como um agente abrasivo eficaz que limpa sem deixar arranhões. Por sua vez, o vinagre, que é um ácido, decompõe os minerais que se transformam em manchas bastante comuns em pias, banheiras e balcões.
Quando o bicarbonato de sódio é misturado ao vinagre, o ácido deste último decompõe o bicarbonato, liberando o gás dióxido de carbono que pode ajudar a remover facilmente a sujeira das superfícies que estão sendo limpas.
Leia Também: Comer muita cenoura pode deixar a pele laranja?
Leia Também: Qual é a menor ave do mundo?
Consequentemente, combinar essas duas substâncias domésticas tão comuns pode produzir resultados incríveis na cozinha, mas é importante não combiná-las em quantidades exatamente iguais, pois é necessário manter a mistura em um lado ácido ou básico, em vez de focar em um valor neutro.
Uma dupla realmente multiuso
Aqui estão algumas receitas envolvendo bicarbonato de sódio e vinagre para você experimentar em suas rotinas de limpeza doméstica:
- Limpe a sua pia misturando uma parte de bicarbonato de sódio com duas partes de vinagre. Essa mistura costuma liberar uma efervescência de dióxido de carbono capaz de limpar até os ralos;
- Remova manchas de água na torneira colocando uma toalha embebida em vinagre sobre a área afetada. Após algumas horas, remova o pano e esfregue a área afetada com uma pasta feita de bicarbonato de sódio e água;
- Acabe com o mofo nas roupas usando bicarbonato de sódio e vinagre. Primeiramente, adicione meia xícara de bicarbonato de sódio com o sabão em pó para sobrecarregar o processo de limpeza; em seguida, coloque uma xícara de vinagre durante o ciclo de enxágue para matar as bactérias e amolecer o tecido;
- Limpe o rejunte dos seus azulejos aplicando uma pasta de bicarbonato de sódio com água. Depois, é só borrifar vinagre na pasta antes de limpar a sujeira com um pano levemente umedecido.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉