Se lhe pedissem para pensar em uma joaninha, você muito provavelmente imaginaria um besouro redondo e vermelho com pintinhas pretas espalhadas pelas costas. Mas, por falar nisso, você já se perguntou por que as joaninhas têm essas pequenas manchas?
Ao longo desse artigo, você vai conhecer um pouco da vida desses insetos bastante carismáticos que podemos encontrar com certa frequência em nossos jardins.
Pintinhas ajudam a proteger as joaninhas dos predadores
As pintinhas das joaninhas servem ao propósito do aposematismo, que é uma adaptação que certas espécies adquirem ao longo de sua evolução para fins de defesa. A combinação dessas pequenas manchas com as cores das joaninhas promove uma espécie de coloração de advertência que faz com que os predadores se afastem. Na prática, os predadores acham que esses insetos são tóxicos por causa de sua coloração.
Vale destacar que as joaninhas realmente produzem substâncias tóxicas que as tornam intragáveis para várias espécies, como aranhas e formigas. Quando ameaçadas, elas exalam pequenas gotas malcheirosas de hemolinfa das articulações das pernas, uma resposta de defesa conhecida como “sangramento reflexo”.
Curiosamente, até mesmo a intensidade das cores de uma joaninha podem servir como uma indicação do quão tóxica ela é. As joaninhas mais brilhantes, por exemplo, costumam ter níveis mais altos de toxinas do que os besouros mais pálidos. Joaninhas com cores mais ricas também apresentam dietas de melhor qualidade no início de suas vidas.
No geral, toda essa correlação sugere que, quando os recursos são abundantes, uma joaninha bem nutrida pode investir mais energia na produção de substâncias químicas de defesa com alta toxicidade e pigmentação de alerta.
O que o número de pintinhas das joaninhas pode significar
Embora as manchas em si sejam apenas parte do esquema de cores de “alerta”, o número de pintinhas em uma joaninha é um tanto significativo. Algumas pessoas pensam que elas são manchas senis, de modo que contá-las pode dizer a idade da joaninha em questão, mas esse é um equívoco comum que não possui nenhuma base científica para sustentá-lo.
Ainda assim, as pintinhas e outras marcações podem ajudar a identificar a espécie de joaninha. Algumas espécies não têm manchas, enquanto que a detentora do recorde do maior número de pintinhas é a Subcoccinella vigintiquatuorpunctata, que conta com 24 pontinhos.
Também é importante deixar claro que as joaninhas nem sempre são vermelhas com manchas pretas. A joaninha de nome científico Chilocorus stigma é preta e conta com apenas duas manchas vermelhas (uma de cada lado).
Uma palavra final
As pessoas são fascinadas pelas joaninhas desde os séculos passados e isso fez com que surgissem muitas crenças populares com relação às pintinhas dessas criaturas. Alguns dizem, por exemplo, que o número de manchas em uma joaninha indica quantos filhos a pessoa que a capturou terá, enquanto outros acreditam que elas pressagiam quanto dinheiro você receberá.
Uma outra lenda popular diz que uma joaninha com 7 pontinhos ou mais pode prever uma fome iminente; por outro lado, uma joaninha com menos de 7 manchas é sinal de que uma boa colheita está por vir.
Leia Também: Os cães podem prever a morte?
Leia Também: É possível ter câncer no coração?
Obviamente, todas essas histórias não passam de lendas e superstições, mas é interessante pensar que essas criaturas tão minúsculas são capazes de povoar o imaginário das pessoas de tal forma.
Insetos muito interessantes, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉