Embora algumas pessoas possam pensar nos cogumelos apenas como itens usados no preparo de coberturas de pizza, a verdade é que o vasto mundo dos fungos é um lugar muito mais bizarro (e às vezes visualmente perturbador) do que isso. Os cogumelos são os corpos frutíferos de certos fungos que, uma vez maduros, costumam produzir esporos microscópicos, como o pólen, para fins de reprodução.
Existem milhares de variedades de cogumelos, incluindo espécies comestíveis, medicinais, venenosas, alucinógenas e muito mais. O que pouca gente sabe é que esses cogumelos vêm em quase todas as cores e formas imagináveis.
Desde o cogumelo que parece um dente sangrando até a espécie que cheira a carne podre, os cogumelos que você conhecerá a seguir certamente vão te surpreender (e possivelmente deixá-lo enojado).
1. Cogumelo juba-de-leão (Hericium erinaceus)
Conhecido como “cogumelo juba de leão”, o Hericium erinaceus é um cogumelo medicinal comestível que pertence ao grupo dos “fungos dentais”, que são cogumelos que apresentam cristas semelhantes a dentes na parte inferior de seus gorros. Os esporos também são produzidos nos “dentes” antes de serem liberados para reprodução.
Esta espécie de cogumelo é geralmente encontrada brotando como um parasita de árvores vivas recentemente cortadas ou danificadas na América do Norte, Ásia ou Europa.
Embora sejam tipicamente comestíveis, a maioria desses cogumelos bizarros não tem um gosto muito bom, mas o Hericium erinaceus supostamente apresenta um gosto de lagosta cozida na manteiga. Apesar do visual esquisito, acredita-se que esses cogumelos com aparência de esfregão protegem o sistema nervoso, regulam os níveis de lipídios no sangue, diminuem os níveis de glicose no sangue e lidam com problemas gástricos.
2. Cogumelo dente sangrento (Hydnellum peckii)
O “dente sangrento” é, sem dúvida, uma espécie de cogumelo pra lá de bizarra, até porque a sua aparência é bastante perturbadora. Encontrado em várias partes do mundo, o corpo do cogumelo de nome científico Hydnellum peckii parece “sangrar” um pigmento que contém propriedades anticoagulantes.
O líquido vermelho pegajoso que sai desse cogumelo estranho é, na verdade, uma espécie de seiva. Ele é produzido através de um processo chamado “gutação”, durante o qual o solo ao redor dos fungos fica muito úmido e é capaz de forçar a entrada de água nas raízes do cogumelo por osmose. Na prática, isso cria pressão suficiente dentro do cogumelo para que o líquido seja espremido para fora dele.
Localizados em áreas montanhosas com florestas na América do Norte, Europa, Irã e Coréia do Sul, esses cogumelos vivem em simbiose com as árvores coníferas das quais crescem e não devem ser consumidos em nenhuma hipótese por conta da sua toxicidade.
3. Cogumelo canhão de estrume (Pilobolus crystallinus)
Essa espécie de cogumelo é conhecida popularmente como “canhão de estrume” por um bom motivo. Basicamente, esses cogumelos bizarros adoram crescer nas fezes dos animais. No entanto, o que é ainda mais interessante ao seu respeito é que esse fungo é a coisa viva que proporciona o “tiro” mais rápido do planeta!
Assim como um verdadeiro canhão, este fungo dispara esporos mais rápido do que uma arma. A ação é, inclusive, invisível a olho nu, mas a taxa de deslocamento de um esporo do canhão de estrume é calculada em cerca de 25 m/s, embora cada disparo geralmente viaje apenas 2 metros.
Os esporos são lançados em direção à luz solar e caem sobre a vegetação circundante, onde aderem e se desenvolvem. Como resultado, eles são frequentemente comidos por animais que pastam e posteriormente passam a se desenvolver dentro das fezes dessas criaturas.
4. Dedos do diabo (Clathrus archeri)
O Clathrus archeri é um fungo que implora para ser notado, não apenas por causa de sua aparência, mas também por causa de seu fedor pútrido. De fato, esses cogumelos, conhecidos popularmente como “dedos-do-diabo” cheiram a carne podre.
Os “dedos” vermelhos parecidos com estrelas do mar que adornam esse cogumelo estranho geralmente são numerados de quatro a oito e saem de uma pequena bola de cor clara, comumente comparada a um ovo.
Leia Também: As girafas dormem em pé ou deitadas?
Leia Também: Por que ficamos com os olhos inchados quando choramos?
Embora os “dedos-do-diabo” tenham sido registrados pela primeira vez na Grã-Bretanha, acredita-se que eles se originaram na Austrália ou na Nova Zelândia e chegaram à Europa por meio de alguns esporos que podem ter se agarrado a munições usadas em guerras.
Cogumelos realmente bizarros, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉