Existem várias boas razões pelas quais muitas pessoas decidem praticar exercícios, mas às vezes elas podem se ver incapazes de continuar com a rotina de atividades físicas que definiram, especialmente depois de fazer uma pequena pausa. Dito isto, a pergunta que costuma permear a cabeça de muita gente é: por que é tão difícil retomar a rotina de exercícios após um intervalo?
Ao longo deste artigo, você vai descobrir que existem algumas razões bastante pertinentes por trás disso, desde a nossa preguiça inerente até questões evolucionárias.
Fatores evolucionários ajudam a explicar por que é difícil voltar a praticar exercícios após um tempo parado
Milhares de anos atrás, nossos ancestrais viviam como caçadores-coletores, ou seja, seu sustento era obtido através da caça de animais selvagens e da coleta de plantas silvestres. O grande problema nesse sentido era que caçar e forragear exigiam um enorme gasto de energia. De fato, sair para caçar, mas não conseguir capturar nenhuma presa, os colocava em um déficit líquido de energia.
Com o tempo, isso poderia levar à fraqueza e morte por desnutrição, então a nossa espécie evoluiu para minimizar a perda de energia durante todas as atividades não essenciais. Em outras palavras, passamos a buscar o descanso sempre que possível.
A coisa toda mudou de panorama quando as fontes de alimento tornaram-se abundantes e estáveis, especialmente quando os humanos fizeram a transição da caça e coleta para a agricultura. Consequentemente, encontrar comida passou a exigir consideravelmente menos energia.
No entanto, ainda possuímos os genes de nossos ancestrais caçadores-coletores. É por isso que o corpo humano, pelo menos até certo ponto, ainda armazena o excesso de energia e prefere não gastá-la em atividades instintivamente vistas como “desnecessárias”, como os exercícios físicos.
Fadiga mental também entra em cena
Praticar exercícios também requer esforço mental, pois devemos nos concentrar em cada movimento e seguir uma rotina. O grande problema, no entanto, é que a concentração por longos períodos de tempo pode dar origem a um sério quadro de fadiga mental.
De um modo geral, pessoas mentalmente cansadas pensam que exercem mais esforço do que suas contrapartes não cansadas. Assim, pessoas com cansaço mental podem passar menos tempo se exercitando para descansar mais.
Também vale mencionar que experimentamos resistência psicológica para mudar os hábitos, o que é cientificamente conhecido como “inércia cognitiva”. Na prática, este efeito faz com que as pessoas deem preferência ao estado de repouso e pode ser parcialmente responsável pela luta para retomar os exercícios após um certo intervalo de tempo.
Uma palavra final
Com tudo isso em mente, podemos dizer que a dificuldade para retomar os exercícios após uma pausa se deve a uma combinação de fatores fisiológicos e psicológicos. A deterioração da saúde física devido à má nutrição e falta de descanso afeta a saúde física e mental. No fim das contas, essas são as principais razões para essa sensação de dificuldade em sair da cama após alguns dias de descanso.
Leia Também: Por que ficamos com os olhos inchados quando choramos?
Leia Também: As girafas dormem em pé ou deitadas?
Se você achar difícil retomar os exercícios após aqueles merecidos dias de descanso, reconheça que essa é a maneira do seu corpo dizer que algum ingrediente está faltando em sua meta de condicionamento físico. Isso pode atrapalhar a sua jornada rumo a uma vida mais saudável, então supere essa culpa, alimente-se corretamente e procure quebrar o seu recorde pessoal!
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉