no

Como funciona o creme de barbear?

Creme de barbear contém agentes surfactantes que promovem toda aquela espuma de longa duração que muitos homens adoram.

Fazer a barba nem sempre foi tão fácil e agradável como é hoje. Antigamente, você não podia simplesmente pegar uma navalha e deslizar pelo rosto sem raspar pedaços da pele. De fato, as pessoas nem sequer tinham creme de barbear para facilitar a tarefa. Mas, por falar nisso, você sabe como funciona o creme de barbear?

Ao longo deste artigo, você vai ficar por dentro da ação do creme de barbear, mas antes disso, vamos abordar o surgimento dessa invenção que mudou a vida dos barbudos mundo afora.

como funciona o creme de barbear 1
Foto: Pixabay

A origem do creme de barbear

Inicialmente, os consumidores usavam água e sabonetes comuns para amaciar os pelos faciais e lubrificar a pele antes de se barbear. Problema resolvido, certo? Bem, não exatamente. Quando você tenta fazer a barba usando água e sabão comum, você simplesmente não consegue obter o mesmo nível de conforto. Basicamente, a água evapora muito rapidamente, enquanto o sabão cria uma espuma que se dissolve na água quase instantaneamente.

Inventores de todo o mundo se ocuparam tentando consertar esse problema urgente e generalizado. Consequentemente, eles criaram espumas de barbear, cremes e géis capazes de permanecer na pele por mais tempo, suavizar os pelos e tornar o ato de barbear uma experiência bem mais agradável.

A primeira patente de creme de barbear conhecida foi registrada em 1937 pelos inventores Kroper Hugo e Thomae Erich. Surpreendentemente, não se tratava de uma patente para tornar o barbear mais confortável, mas sim para garantir que esse processo não fosse letal.

Hugo e Erich desenvolveram uma fórmula que usava certos extratos de soja que podiam ser misturados com os sabonetes usados naquela época. Na prática, esses extratos eram conhecidos por apresentarem propriedades hemostáticas, ou seja, eles somente evitavam que você sangrasse no caso de um corte. Felizmente, os produtos de barbear melhoraram exponencialmente desde então.

Hoje, existem cremes de barbear que produzem espuma extra, cabem em latas pressurizadas, apresentam propriedades antibacterianas e possuem até amaciantes e perfumes embutidos.

Creme de barbear
Foto: WIkimedia Commons

Como funciona o creme de barbear?

Basicamente, as formulações de barbear são feitas de moléculas complexas conhecidas como “agentes surfactantes”. Esses tais “agentes” são moléculas que possuem a propriedade especial de reter óleo e água. Eles são compostos de duas partes: uma parte hidrofílica (que ama a água) e uma parte hidrofóbica (que odeia a água / ama o óleo).

A parte hidrofílica reage com a água para produzir um grande número de bolhas minúsculas que criam uma espuma espessa semelhante à famosa barba do Papai Noel. Enquanto isso, a parte hidrofóbica é responsável por garantir que a molécula seja menos solúvel em água, fazendo com que a espuma dure mais.

Alguns cremes de barbear também incluem substâncias como glicerol ou silicatos de alumínio e magnésio, que fornecem uma lubrificação ainda maior para um barbear mais suave.

Em 2004, o inventor Navin Geria, da Eveready Battery Co., deu um passo além e patenteou uma formulação antibacteriana para barbear, contendo álcool diclorobenzeno, que fornecia proteção antibacteriana. Posteriormente, outros fabricantes passaram a empregar o uso de ácido salicílico combinado com glicerina e álcool para reduzir a irritação da pele.

como funciona o creme de barbear 3
Foto: Pixabay

Como funcionam os cremes de barbear que se transformam em espuma instantaneamente?

Para os cremes de barbear formarem espuma e obterem aquela textura extra bastante fofa, eles costumam ser embalados sob pressão com um propelente como o isobutano. Desse modo, quando você pressiona o botão na parte superior da garrafa, a pressão é liberada, fazendo com que o propelente se expanda e a formulação suba pela garrafa, de onde sai como uma espuma.

Vale destacar que o isobutano também é responsável por “emprestar” algumas bolhas extras à mistura, o que consequentemente causa todo aquele excesso de maciez. Além disso, em 2006, a DEB Inc. inventou uma fórmula de surfactante à base de silício que forma espuma simplesmente ao entrar em contato com o ar!

Como você pode ver, muita pesquisa, sangue, suor e lágrimas foram precisos para tornar sua rotina de barbear tão mundana e confortável quanto é hoje. Desde simplesmente espirrar água no rosto até usar formulações sofisticadas com lubrificação aprimorada e propriedades antibacterianas, o ato de barbear já percorreu um longo caminho.

Leia Também: Como funciona a depilação a laser?
Leia Também: Como a solidão pode afetar a saúde?

Dito isto, espero que você pense em todo esse esforço da próxima vez que resolver dançar em frente ao espelho do banheiro ao ficar parecendo com o Papai Noel.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

por que os policiais americanos adoram comer donuts

Por que os policiais americanos adoram comer donuts?

e verdade que usamos apenas 10 do nosso cerebro

É verdade que usamos apenas 10% do nosso cérebro?