no ,

Como a solidão pode afetar a saúde?

A solidão pode afetar o corpo de várias maneiras, podendo piorar a saúde mental de uma pessoa, juntamente com a saúde física.

A pandemia de COVID-19 tornou a vida mais difícil para quase todo mundo. Por conta dela, ficamos confinados em nossas casas e nos distanciamos socialmente de nossos amigos e familiares, sem falar que muitas das nossas rotinas diárias foram interrompidas. Como resultado, muitas pessoas passaram a sofrer mais com sentimentos relacionados à solidão.

Um estudo realizado no Reino Unido confirmou essa observação infeliz. A solidão não é uma sensação agradável e certamente não promove benefícios. De certo modo, sentir-se solitário e isolado não é apenas um estado mental, mas também tem um peso emocional que promove um grande impacto em nossos corpos, afinal, os humanos são animais naturalmente sociais.

Com isso em mente, é importante compreendermos os efeitos reais que a solidão pode ter sobre todos nós e explorar o que podemos fazer para enfrentá-los.

Solidão
Foto: Pixabay

O que exatamente é a solidão?

Antes de entendermos como a solidão afeta o corpo, precisamos definir o próprio conceito de solidão, afinal, muitos de nós sentimos solitários, mas muitas vezes não sabemos como descrever isso.

Pois bem, a solidão é um estado emocional em que nos sentimos sozinhos, sem apoio e sem conexão emocional com outras pessoas. De um modo geral, esse estado tende a nos deixar tristes, desmotivados, com pouca energia e às vezes muito entediados. A parte complicada sobre a solidão é que, em alguns casos, mesmo quando você não está necessariamente sozinho, você ainda pode se sentir solitário.

É importante deixar claro que algumas pessoas realmente gostam de ficar sozinhas de vez em quando. No entanto, se ficarmos isolados por muito tempo, esse tempo sozinho pode se transformar em solidão. Por que isso acontece? Bem, uma pesquisa acredita que isso pode ter uma razão evolutiva.

Da mesma forma que fome e sede fazem as pessoas procurarem comida e água, a solidão leva as pessoas a procurar companhia. Isso ocorre porque, no início da história de nossa espécie, pertencer a um grupo aumentava as chances de sobrevivência na natureza. Grupos de humanos caçavam em equipes e ajudavam uns aos outros em situações de risco.

Como resultado desse comportamento, as taxas de sobrevivência de grupos humanos eram muito maiores do que aqueles que viviam sozinhos. Então, assim como sentir fome não é uma coisa ruim, mas sim um fenômeno normal, a solidão também é. Entretanto, assim como passar fome por muito tempo não é saudável para nossos corpos, períodos prolongados de solidão também são prejudiciais.

como a solidao pode afetar a saude 2
Foto: Pixabay

Solidão faz mal à saúde?

Apesar de não ser considerada doença, a solidão pode causar muitos problemas. Ela desgasta a pessoa, reduzindo sua capacidade de se descontrair e relaxar, coisas que são necessárias para o reparo e descanso de nosso corpo. A solidão também nos faz reagir mais negativamente. Estudos relataram que adultos jovens socialmente isolados tendem a sentir que seus dias são mais estressantes, em comparação com os adultos jovens que interagem constantemente com seus pares.

A solidão faz com que o corpo libere hormônios do estresse, como o cortisol e a adrenalina. Isso ajuda a manter o corpo em estado de alerta, o que é um reflexo de sobrevivência importante quando nos deparamos com uma ameaça de curto prazo, mas quando essa reação é constantemente ativada, esses hormônios acabam deixando o corpo sobrecarregado.

Além disso, pessoas solitárias tendem a ter pressão arterial mais alta. Suas artérias se contraem e se tornam mais tensas, restringindo o fluxo sanguíneo. Na prática, isso força o coração a fazer mais esforço para bombear o sangue, o que sobrecarrega e tensiona os músculos do coração.

Um estudo também descobriu que pessoas solitárias ou socialmente isoladas relataram ter ciclos de sono mais irregulares, muitas vezes acordando continuamente durante a noite. Este tipo de sono, conhecido como sono fragmentado, resulta em privação de sono e afeta o metabolismo do corpo, desequilibrando os ciclos hormonais.

como a solidao pode afetar a saude 3
Foto: Pixabay

Como combater a solidão?

Não se estresse muito se vier a notar um dos efeitos mencionados acima em você. Felizmente, existem muitas maneiras de lidar com a solidão e corrigir seus efeitos negativos.

Primeiramente, busque ajuda com um médico ou profissional de saúde certificado. Além disso, socialize e interaja mais com os outros. Escolher aprender uma nova atividade ou se envolver em algum trabalho voluntário também pode ajudar muito. Se nada disso interessar a você, juntar-se a um grupo de apoio pode ser uma opção.

Leia Também: O que é enxertia e para que serve?
Leia Também: Por que há tanta areia nas praias?

No fim das contas, não tenha medo da solidão. Trata-se de algo completamente normal, assim como fome e sede, ou medo e dor. Todos esses sentimentos nos motivam a nos envolver em comportamentos evolutivamente benéficos. Entretanto, você nunca deve permitir que a solidão chegue a um ponto em que comece a deteriorar o seu corpo.

Um assunto muito importante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Luvas do Mickey

Por que o Mickey Mouse usa luvas?

Depilação a laser

Como funciona a depilação a laser?