Embora sejam vistas com um certo desdém, as fezes são fascinantes. De fato, o cocô é o produto final de um sistema de eficiência energética e gerenciamento de resíduos incomparável. Se máquinas, indústrias e nações funcionassem tão bem quanto seu estômago, intestinos e cólon, poderíamos dizer adeus a muitos aterros sanitários. Mas, por falar nisso, você já se perguntou por que o cocô é marrom?
Na maioria das vezes, pequenas mudanças na cor de seus resíduos ocorrem devido à dieta, afinal, não comemos a mesma coisa em todas as refeições, todos os dias. Às vezes, entretanto, uma mudança de cor pode sinalizar um pequeno problema de saúde. Em casos raros, pode até significar que algo sério está errado em seu sistema digestivo, como veremos ao longo deste artigo.
A principal razão pela qual o cocô costuma ser marrom
Em termos básicos, o cocô tende a ser marrom devido à bile da vesícula biliar que é metabolizada pelas bactérias em seus intestinos. Na prática, isso resulta em um subproduto chamado estercobilina (como você pode ver o nome já é sugestivo por si só) que, por sua vez, faz o cocô adotar sua cor marrom tão característica.
A estercobilina é um pigmento bastante escuro, sendo formado na fase final da digestão a partir da oxidação do estercobilinogênio, que é produto natural da digestão da bile.
O mais interessante nisso tudo é que, sem a tal estercobilina, seu cocô provavelmente pareceria cinza ou branco. Por causa disso, um sinal claro de que você pode estar tendo problemas com a produção de bile, como um ducto biliar bloqueado por uma pedra na vesícula ou algo ainda mais sério como câncer de pâncreas, é se você notar que seu cocô passou a adotar uma cor branca ou acinzentada.
O que a cor do seu cocô pode dizer sobre a sua saúde
Como você pode ver, fazer aquele cocozinho marrom é um bom sinal de que você é um indivíduo relativamente saudável. Por outro lado, algumas outras cores comuns de cocô que geralmente não são um bom sinal de saúde são as seguintes:
- Se você notar que seu cocô está vermelho, saiba que isso pode ser um sinal de hemorragia interna ou pode apenas significar que você comeu beterraba recentemente. Entretanto, se a causa for uma hemorragia e o sangramento for proveniente de seu estômago ou garganta, seu cocô não ficará vermelho, mas preto e poderá apresentar um cheiro ainda pior do que já possui (é sério).
- Cocô amarelo geralmente significa que há muita gordura em suas fezes. Obviamente, isto não é um bom sinal. Também vale destacar que o cocô amarelo tende a apresentar um odor muito forte, o que pode se tornar um incômodo ainda maior.
- Por sua vez, um cocô verde tende a ser um indicador de algum tipo de infecção bacteriana ou de que você é vegetariano e come alimentos folhosos constantemente.
Uma palavra final
Muita gente parece não saber, mas animais como cães, coelhos, roedores e gorilas costumam comer o próprio cocô (marrom ou não) para manter a saúde adequada. Para animais como coelhos, que comem muitas plantas, seu cocô contém bastante matéria vegetal não digerida; por conta disso, comer seus próprios dejetos é uma maneira fácil de tirar ainda mais proveito da comida que consomem.
Para alguns animais, seu cocô pode ser muito rico em nutrientes, pois as bactérias em seus intestinos conseguem produzir vitaminas que não poderiam ser facilmente obtidas de outra forma. Para animais como cães, por exemplo o cocô pode ser uma boa fonte dessas vitaminas e proteínas. É por isso que os cães gostam tanto de cocô de gato, por exemplo, visto que ele é particularmente rico em proteínas.
Leia Também: Um pum pode pegar fogo?
Leia Também: Quais elementos estão presentes no corpo humano?
Por fim, uma outra curiosidade interessante que vale a pena ser mencionada é que o cocô de pássaro tende a ser branco devido ao fato de seus rins extraírem resíduos nitrogenados de sua corrente sanguínea e, posteriormente, excretá-los na forma de ácido úrico, que tem uma solubilidade muito baixa em água e surge como uma substância pastosa branca.
Quem diria que até a cor marrom do cocô tem muita história para contar, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉