A Era de Ouro de Hollywood foi marcada pelas inovações, glamour e por muitas celebridades que posteriormente se tornaram eternizadas pelo grande público. Vários filmes se tornaram clássicos atemporais, sendo aclamados e grandes sucessos até os dias atuais.
Se você é um apreciador de cinema, ou pelo menos gosta de ver um bom filme, está época que estamos falando é uma mina de ouro de produções maravilhosas e envolventes. Por isso hoje, nós vamos destacar alguns filmes da famosa e sofisticada Era de Ouro de Hollywood que você precisa ver. Vamos lá?
O que foi a Era de Ouro de Hollywood?
Bom, antes de falarmos sobre os filmes, eu acho importante contextualizar vocês sobre esse período da história da indústria cinematográfica.
Mas afinal, o que foi a Era de Ouro de Hollywood? Esse foi um período nomeado após a época do cinema clássico, ele recebeu esse nome por toda a sofisticação, galas de luxo e outros itens semelhantes que eram relacionados ao período.
Seu início foi marcado por grandes inovações na produção dos filmes. O primeiro foi a adição do som nas filmagens, apesar de alguns produções em anos anteriores já tivessem sido lançadas com sons, a forma como ele foi aplicado na era de ouro foi verdadeiramente revolucionário.
E além disso, os filmes começaram a ser rodados em cor graças a técnica de Tecnicolor, apesar de nem todos os longas da época terem sido gravados em cores por causa das estéticas que os seus diretos preferiam que eles tivessem.
Alguns nomes como Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor, Clark Gable e James Dean fazem parte dessa famosa era e continuam sendo reconhecidos como ícones de atuação até os dias atuais.
Leia também: Qual a origem das pulseiras?
5 filmes dessa era que você precisa ver
1. Psicose: Esse particularmente é um dos meus filmes favoritos de todos os tempos. Psicose nos apresenta a história dos ‘donos’ do Motel Bates e dos estranhos desaparecimentos que ocorrem quando chegam hóspedes a esse local. Norman Bates é considerado como o segundo melhor vilão de todos os tempos e segundo pesquisadores, ele é o mais próximo que o cinema chegou de simular um psicopata real. Eu recomendo que você assista esse filme incrível, tenho certeza que você vai adorar.
2. O Mágico de Oz: Esse filme dispensa apresentações, não é mesmo? O musical listado como um dos melhores filmes de todos os tempos e que também levou algumas estatuetas no Oscar, acompanha a história de Dorothy que é levada até a mágica terra de Oz e sua jornada a procura de uma forma de voltar para casa. O longa deixou seus personagens e música tema marcados para sempre na história do cinema.
3. Cidadão Kane: Muitos críticos consideram esse filme como o melhor filme já feito em toda a história de Hollywood por ter sido inovador em todos os seus aspectos. Abordando uma narrativa original e revolucionaria, o filme apresenta uma série de flashbacks que não entrega o roteiro assim facilmente, mas que nos permite juntar os pedaços do quebra cabeça e forma nossa própria opinião sobre o protagonista.
4. Juventude Transviada: O último filme de James Dean conta a história da diferença entre as gerações da época, e como os mais jovens eram vistos — e agiam — de uma forma mais ‘não responsável’ e sem preocupações. Conflitos por uma série de motivos acabam resultando em uma grande tragédia.
5. Rastros de Ódio: Para quem gosta de um bom filme de ação e faroeste, esse é o filme indicado. Na trama, um veterano de guerra busca vingança de uma tribo após seu irmão e esposa serem assassinados. Além disso, ele também fará de tudo para trazer a sobrinha que foi raptada de volta para sua casa em segurança.
Leia também: Qual a origem da aliança de casamento?
Eu tenho certeza que pelo menos um desses filmes que foi citado anteriormente vai ser do seu estilo e vai te agradar muito. Particularmente eu já assisti todos e apesar de serem diferentes um dos outros, todos são muito bons e valem a sua atenção.
A Era de Ouro de Hollywood pode ter acabado há muito tempo atrás, mas segue sempre sendo eternizada por todas os filmes que foram lançados nessa época e que se perpetuaram até hoje.