Muitos filmes norte americanos abordam o Dia de Ação de Graças como um momento para se reunir com a família de dar graças ao ano que passou. Ou seja, é o momento de agradecer por tudo o que acontecem até então ao redor da mesa com pessoas que amamos. Porém, você sabe a origem desse feriado e por que não o comemoramos por aqui?
Dia de Ação de Graças
Toda última quinta-feira do mês de novembro é momento nos Estados Unidos de chamar os familiares, comer o dia inteiro e dar graças pelo ano que passou. Por lá esse feriado chega a ser mais importante do que o próprio Natal e Ano Novo – diferente do que acontece aqui no Brasil.
A origem do feriado
Esse feriado em especial ‘Thanksgiving’ remonta a época da colônia inglesa cujo objetivo principal é demonstrar gratidão. Porém no início esse era o momento em que os aldeões se uniam para comemorar o final da colheita – agradecendo pelo alimento colhido.
Também era o momento que as familias desejavam viagens seguras e vitórias militares. Inclusive, o nome Thanksgiving é a união das palavras ‘gratidão’ com o verbo ‘dar’ representando justamente o dar graças pelo que passou.
Segundo a história e os registros, a primeira vez que foi celebrado o feriado nos Estados Unidos foi em 1621 quando colonos ingleses de Plymouth decidiram comemorar a colheita de milho que tiveram após um longo e difícil período frio.
Dizem que essa foi a primeira vez que colonos ingleses se uniram aos nativos indíginas para comemorar lado a lado sem violência ou batalha por território.
Leia também: Dia de Jogo do Brasil é Feriado?
Oficialização do Feriado
O Dia de Ação de Graças só foi oficializado pelo Rei da Inglaterra Henrique VIII que criou a religião anglicana e nessa ocasião definiu todos os feriados. Os Estados Unidos já comemoravam há data há décadas e apenas continuou a tradição, apesar do dia só ser incorporado como feriado federal em 1863 por Abraham Lincoln, presidente na época.
Por lá para comemorar o feirado você precisa tradicionalmente preparar peru, pão recheado, purê de batatas, nozes, cranberries e torta de abóbora e de maçã. Deu até água na boca né? Também é importante orar antes da refeição dando graças a tudo o que aconteceu no ano.
Tem Dia de Ação de Graças na Inglaterra?
Não, hoje em dia o feriado não é mais comemorado por lá. Na verdade a data é utilizada em inúmeras cidades para celebrar o Festival da Colheita que ocorre na lua cheia do equinócio de outubro.
Por que não comemoramos o feriado aqui no Brasil?
É sabido que o brasileiro adora comemorar um feriado e que nessas épocas de final de ano ficamos muito felizes e festivos, prontos para o Natal e Ano Novo. Logo, não custava nada adicionar o Dia de Ação de Graças também né?
Entretanto, nós somos um país de origem Portuguesa e Espanhola. Por não termos sido colonizados pela Inglaterra, esse feriado nunca fez parte da nossa história e só tem se popularizado no conhecimento coletivo em função dos filmes e seriados americanos.
Apesar disso existe um Comitê Brasileiro do Movimento de Resgate ao Dia Nacional de Ação de Graças que tenta estimular os brasileiros a comemorar a data com o objetivo de ter um dia para agradecer a Deus pelo ano. Inclusive o projeto possui um site com sugestões de como comemorar a data.
Você gostaria de comemorar o Ação de Graças por aqui? Eu já até imagino um belo churrasco com farofa e pavê de sobremesa. Todos ao redor da mesa tomando guaraná e dando graças ao ano anterior… Seria incrível não é mesmo?