Os ratos são roedores de pequeno porte que são relacionados a muitos tipos de doenças. Esses animais possuem uma boa percepção de espaço além de conseguirem dar bons saltos e correr de forma bastante acelerada.
Esses animais geram um certo pavor em grande parte das pessoas na sociedade, por serem animais que estão sempre relacionados a sujeira, doenças e tantas outras coisas ruins. Por isso hoje, nos vamos falar sobre as melhores curiosidades desses animais, vamos lá?
As melhores curiosidades sobre os ratos
1. Reprodução: Os ratos são animais que possuem uma alta capacidade de se reproduzir, pouco mais de um mês depois que nascem, eles já estão prontos para gerar vários filhotes. De uma vez só, podem nascer — impressionantemente — um total de até vinte filhotes e a gestação em si dura menos de um mês.
2. Dentes poderosos e afiados: Você já deve ter entrado em contato com alguma coisa que foi atacada por um rato, não é mesmo? Bom, seus dentes são super resistentes e conseguem roer os mais variados tipos de materiais. Os dentes desses roedores jamais para de crescer, e até mesmo por isso, eles estão em um constante processo de mastigação.
3. As principais doenças: Como já dito anteriormente, esses animais são conhecidos por transmitirem os mais diversos tipos de doenças. Sendo mais comumente lembrado por ser o portador da leptospirose, eles também podem transmitir tifo e até mesmo a temida peste bubônica.
Leia também: Qual foi a maior extinção do planeta terra?
4. A alta capacidade de infestar: Devido a sua rápida reprodução e o número de filhotes que pode nascer de apenas uma vez, esses animais conseguem ser os responsáveis por uma infestação em um curto período de tempo. Nova York, Londres e até mesmo a cidade dos sonhos, Paris, sofrem de sérios problemas com infestação.
5. Esses roedores no zodíaco: É claro que se você é fã de signo, você sabe que o rato não pertence aos signos do zodíaco que é mais popular no nosso país. Contudo, na China ele faz sim parte e está relacionada a pessoas prosperas. Pessoas nascidas em 1972, 1984, 1996 e 2008 são do signo do rato.
Leia também: Arqueiros: Conheça os arqueiros mais famosos da história
Esses roedores também são utilizados constantemente para se referir a pessoas que não são confiáveis ou a traidores. Eles estão realmente ligados a muitas coisas em nossa sociedade, e apesar de certa forma ‘assustadores’, a cultura pop conseguiu imortalizar um rato como um personagem amável e completamente adorável, ele mesmo o Mickey Mouse.
Lembrando que é importante que você tenha todos os cuidados possíveis quando o assunto são os ratos, sempre fique atento a possíveis sinais de infestação, para que você consiga agir o quanto mais antes possível.